Infraestrutura
A execução das obras de duplicação da PR-323 em Umuarama, no Noroeste do Estado, segue dentro cronograma, com previsão de entrega para março de 2022. A modernização do Trevo Gauchão e de 4,4 quilômetros da rodovia vão atualizar uma estrutura projetada nos anos de 1980 e que não comporta mais o tráfego na região.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, vistoriou as obras na segunda-feira (19), acompanhado do secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e do prefeito da cidade, Celso Pozzobom. O canteiro principal é no trevo de acesso a Mariluz, onde o trânsito já foi desviado. Também já teve início o alargamento da pista para a duplicação.
“Estamos diante de uma das obras mais importantes do Estado. Um investimento de mais de R$ 60 milhões que trará mais segurança e mobilidade a todos que moram e trafegam pela PR-323”, destacou Sandro Alex.
“Nós estamos dentro do cronograma. Temos um prazo máximos de 12 meses e nosso objetivo, junto com o governador Ratinho Júnior, é entregar antes disso por entendermos que é uma obra fundamental, devido ao grande tráfego de veículos diariamente na região”, completou.
Com investimento de R$ 66,1 milhões, o Governo do Estado vai resolver o principal gargalo logístico para quem chega ao município por Guaíra (vindo do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul) ou de Maringá e Cianorte.
A região que recebe as obras tem um complexo industrial. As melhorias vão beneficiar as empresas e os trabalhadores locais, além de melhorar a segurança e agilidade do tráfego.
Localizado a poucos metros do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho e do Parque Industrial, o Trevo do Gauchão vai dar lugar a um viaduto de duas alças. Também será realizada a duplicação da PR-323 até o trevo de acesso a Mariluz, que dará lugar a mais uma interseção em desnível, no entroncamento com a PR-468.
Na altura do trevo, no km 300, a rodovia será rebaixada de 7 a 8 metros, preservando o alinhamento e os acessos dos empreendimentos que ficam nas margens, e fazendo com que as trincheiras de acesso passem por cima da rodovia.
No trevo de acesso à Mariluz (PR-468) haverá outro viaduto para dar maior mobilidade de retorno para os veículos. Diferente do acesso ao Gauchão, nesse ponto, o chamado km 304, a PR-323 passará por cima da obra da trincheira, possibilitando que as marginais fiquem no nível atual.
No trecho de 4,4 quilômetros haverá a duplicação e vias marginais. Após a trincheira no acesso a Mariluz ainda haverá uma extensão da obra por 700 metros, com encerramento previsto para o km 304,1 da PR-323.
Essa duplicação será efetivada pelo alargamento da pista existente, o que minimiza o impacto às propriedades lindeiras e os custos com desapropriações. As vias marginais foram dispostas de forma a expandir e complementar as laterais. Elas terão como finalidade separar o tráfego local para o de longa distância, permitindo o disciplinamento dos pontos de ingresso e egresso da rodovia. Ao longo do trecho estão previstas diversas agulhas de entrada/saída.
De acordo com o secretário Márcio Nunes, como complemento para a obra, Umuarama terá uma Zona de Processamento de Exportação. “Todos os produtos locais que forem para exportação terão imposto diferenciado para que possamos trazer competitividade e renda”, disse.
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é um distrito industrial onde empresas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e têm procedimentos administrativos simplificados. Atualmente existem no Brasil 24 ZPEs.
O prefeito Celso Pozzobom disse que a obra na rodovia trará desenvolvimento econômico para uma região que fica a mais de 500 quilômetros da Capital. “Novas empresas devem se instalar na cidade, novos investimentos vão acontecer já nos próximos meses, conforme a duplicação vai sendo realizada”, contou.