Dr. Eliseu Auth

12/04/2022

O precedente de Ciro, o Grande

12/04/2022 04H00

Jornal Ilustrado - O precedente de Ciro, o Grande

Eliseu Auth

Ciro fundou o império persa e se notabilizou como bravo guerreiro e governante humano. Reinou seis séculos antes de Cristo, comandando a Ásia ocidental. Foi respeitoso com os povos conquistados. Meu bom sobrinho Ali que nasceu no Irã e é da mesma linhagem persa de Ciro, lembrou-me que o “Cilindro de Ciro” é tido como o mais remoto precedente a inspirar a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. De fato, nos escritos em argila, Ciro mostrou uma alma grande e generosa. Ao conquistar a Babilônia, em 539 a.C., libertou os escravos, reconheceu a dignidade das pessoas e decretou que todos tinham direito de escolher a própria relegião.

Há uma teoria conspiratória da extrema direita que chama a Declaração Universal dos Direitos de texto da esquerda e atocha que é para proteger bandidos. Meteoro Brasil, no livro “Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota”, mostra bem essa paranóia. E lembra que a Declaração tem caráter universal, sem distinção de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza. Também traz o segundo artigo da Declaração: “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal” (ver pág. 92). São princípios que protegem povos e cidadãos numa sociedade civilizada que assistiu e viveu os horrores da segunda guerra mundial. Se isso é coisa da esquerda, como seria uma coisa da direita? Ainda observa que o texto da ONU diz que “A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção do Estado”. Os desavisados que se acautelem da alienação dessa extrema direita. Vou ao parágrafo.

Teorias da conspiração como essa, segundo Meteoro Brasil, são irrefutáveis porque não tem base real. São crendices como essa de que um governo global comunista estaria vindo aí. Haveria um tal “Consórcio” de famílias muito ricas apoiando esse suposto “governo comunista” que viria para destruir a “moral judaico-cristã”. Tudo delírio. Uma tolice total.

Nesta quadra da história, quando extremistas ameaçam a Democracia e os direitos humanos, faz muito bem lembrar o precedente de Ciro, o Grande.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).