Direito em Debate

Eliseu Auth

O mundo precisa acordar!

01/04/2019 21H44

Sim! É preciso que governos, lideranças e habitantes deste planeta acordem. E se botem em ação para interromper o aquecimento global. Estou assustado com o que vi no canal “The History Channel”, no sábado à noite. Passou um programa, tipo documentário feito por cientistas e ambientalistas que projetaram o que vai acontecer nos próximos anos caso continuemos não fazendo nada para interromper o aquecimento do planeta.

A constatação de que a terra aqueceu um grau no último século e que chegará ao aquecimento de dois em 2041, se nada for feito. Tudo é muito mais grave do que imaginamos. Se chegarmos aos dois graus de aquecimento, cientistas e ambientalistas advertem que esse processo de destruição poderá ser irreversível. O aquecimento se elevará em ritmo assustador. Cidades e países inteiros desaparecerão logo adiante pelo derretimento das geleiras e aumento das águas dos mares. Só a Antártida derretida elevará o nível dos mares em 60 metros. O calor tornará a vida insustentável e impedirá a produção de alimentos, instalando o caos para quem estiver a salvo das inundações e dos fenômenos climáticos. Me perdoe o ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” por descrever esse quadro apocalíptico. Mas não sou eu quem diz. São os cientistas e ambientalistas que dizem. Há muito eles vêm advertindo e suas vozes já estão roucas enquanto o mundo faz ouvidos moucos. E a gente fica com a mais desoladora sensação de impotência.

Enquanto assistia ao programa, volta e meia eu saía do canal para não deprimir. Pensava nos nossos filhos e nas gerações vão viver nesse tempo que pode chegar. Depois voltava para ver se os entendidos dissessem ao menos que esse processo poderia ser interrompido. E eles apelaram que ainda existe jeito de evitar o pior. Tem que ter um mutirão de governantes e governados do mundo para interromper e controlar o processo com a emissão de poluentes. Aí lembrei de governantes como Trump e outros que zombam da questão ambiental. Me deu raiva e tristeza. Quis xingar, mas fui ao altarzinho do meu apartamento. Lá, rezei e orei pedindo a Deus que ilumine os que podem e devem socorrer o planeta. E que acorde a todos. O mundo precisa acordar.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).