Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

O meu voto

01/10/2024 08H22

Jornal Ilustrado - O meu voto

Peço ao nosso Deus que nos ilumine para votar bem no domingo que vem. Cuidaremos do que interessa às nossas cidades e municípios. Escolher os que vão governá-los cá embaixo e pertinho de nossas precisões e necessidades. Dou um viva à eleição em si, forma justa e civilizada de escolher pessoas dentre nós e conferir-lhes o poder de nos governar. É a lógica dos regimes democráticos que dão legitimidade ao poder de governar os iguais. É um viva que dedico à Democracia que reconhece dignidade em cada um de nós. Então, vamos ao voto para dizer que tipo de governos e governantes queremos.

O ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” deve ter acompanhado os debates entre candidatos. Olhou quem é quem, mirou seu passado, analisou o que pensa e pretende cada um. Espero que tenha se inteirado como ele vai tratar o dinheiro público que vem de impostos, taxas e contribuições de melhoria. Ele é sagrado e só pode ser gasto para fins públicos, isto é, que servem a todos sob os princípios da legalidade, moralidade, tranparência e efetividade, como preceitua a nossa Constituição. Se não for, não serve.

Já que estamos falando dos princípios da administração, cabe indagar se é moral a prática disseminada em prefeituras Brasil afora, de contratar shows musicais de cantores sertanejos ou não e pagá-los com dinheiro público. Não interessam nomes, mas não é acaso que há um show agendado numa cidade de 37 mil habitantes por 1,1 milhão de reais nesta Terra de Santa Cruz. Está no google. Entendo que não é moral. Show agrada a alguns, mas não é finalidade pública que serve a todos. Espero que o Ministério Público entre em campo, lá onde houver essa “gentileza” que entendo demagógica, perdulária e ilegal.

No critério do voto preciso ver todas as questões básicas que afligem as pessoas. Saúde, bem estar de todos, educação, agricultura, comércio, indústria, emprego e mobilidade urbana são essenciais, mas tem as mudanças climáticas e o trato do meio ambiente. Estas são essenciais à nossa sobrevivência, mas ficaram de lado nos debates que vi. Nem parece que vivemos num planeta que sofre com desastres climáticos, no aquecimento do nosso judiado planeta. Aqui, vinte Estados e o Distrito Federal estão em alerta climático. Olhar todas essas questões e concluir quem melhor vai cuidar delas, vai ter o meu voto.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).