Fabio Caldas de Araújo
Este dia é de grande júbilo pelos 50 anos do Umuarama Ilustrado que é guiado com independência, altivez e transparência pelo ilustre amigo, o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho.
A imprensa desempenha um papel fundamental no seio social pela dispersão de conhecimento sobre os fatos sociais, econômicos e políticos que estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, pluralista e que respira o Estado de Direito.
Desde a invenção da primeira máquina de impressão com tipos móveis, por Johannes Gutenberg (1388-1468), o mundo não foi mais o mesmo. A população antes oprimida pelo silêncio passou a descortinar os acontecimentos por meio da atividade da imprensa e de seus jornalistas. O acesso aos fatos passou a ser diário proporcionando conhecimento e informação para que a população pudesse conhecer a sua realidade, além de prestar um autêntico serviço público sobre questões cruciais para o desenvolvimento da nação.
Um de nossos maiores cronistas brasileiro, Rubem Braga, desempenhou nobilíssima atividade jornalista no “front” da segunda guerra mundial permitindo que o Brasil tivesse um acompanhamento detalhado e diário da atividade dos soldados brasileiros no combate de Monte Castello. Esta passagem revela outra faceta importante dos jornalistas: o caráter destemido e corajoso na busca da verdade.
No século XXI o formato impresso cedeu espaço ao modelo eletrônico. A era digital é inevitável e marca um novo estado da arte que os alemães e norte-americanos denominam de Internet of Things (A internet das coisas) marcada por uma interação inevitável entre o ser humano e a máquina. Nessa nova fase os jornais impressos e eletrônicos assumem papel ainda mais relevante, pois os meios de comunicação precisam alertar e combater as fake news que se disseminaram como vírus em nossos computadores, tablets e celulares com o auxílio da inteligência artificial (IA).
Nesta autêntica cruzada, o Umuarama Ilustrado tem demonstrado sua pujança, seriedade e atualidade. O jornal corajosamente não abandonou o formato impresso, o que agrada grande parte da população que não é familiarizada com os meios eletrônicos e que gosta de folhear detidamente cada uma de suas páginas. Ao mesmo tempo adequou-se aos novos tempos com uma versão eletrônica e com aplicativos que fornecem informação instantânea sobre os fatos da região noroeste, do Brasil e do mundo. No enfrentamento diário das fake news, durante o período da pandemia, o Umuarama Ilustrado alertou toda a população sobre os locais de vacinação, postos de atendimento e acompanhou detidamente todas as notícias que eram de interesse da comunidade local e nacional para afastar falácias e versões que pudessem confundir as pessoas. Estas pequenas elucubrações demonstram a abnegação e luta constante deste guerreiro destemido, Ilídio Coelho Sobrinho a quem rendemos homenagem pelo seu trabalho e pelos 50 anos de dedicação a Umuarama e a toda a região Noroeste.
Fabio Caldas de Araújo
Magistrado e Professor do Mestrado da Unipar