Colunistas

45 anos

O Ilustrado somos todos nós: eu, você e ele

24/08/2018 23H42

Por Renata Schaphauser

Quando nasci o Ilustrado tinha apenas dois anos de vida. Ainda tropeçava como uma criança que aprende a andar. Suas edições eram quinzenais e seu formato tabloide. No Brasil vivíamos o auge do período da ditadura militar. Umuarama estava nos anos áureos do café e no mundo Beatles e Presley transformavam toda uma geração com o ‘rock in roll’.

Todos queriam ser felizes e ter a liberdade de expressão, sem precisar ‘burlar’ a censura com o que estava nas entrelinhas de textos, músicas e jornais. Vieram as ‘Diretas Já’ e todo o País foi às ruas querendo ter o direito de eleger seus representantes e viver em uma democracia.

Passamos por percalços com inflações galopantes, novas moedas, impeachment de Fernando Collor, o liberalismo de Fernando Henrique Cardoso e o início e declínio da era Lula.

E foi neste contexto que o Ilustrado nasceu, cresceu e se consolidou como parte do cotidiano das pessoas. Quer saber o que acontece? Comece o seu café da manhã lendo ao jornal. Não importa se esporte, política ou simplesmente o horóscopo. O Ilustrado esteve e continua presente em todos esses momentos da vida do umuaramense e de boa parte da população da região Noroeste do Paraná.

O formato foi mudando ao longo do tempo, para acompanhar as tecnologias. O que começou como linotipo, passou pelo off set e hoje viaja nas ondas da tecnologia. Na palma da mão conseguimos saber a qualquer hora do dia ou da noite o que acontece ao nosso redor, e o Ilustrado é uma das fontes mais confiáveis.

Uma confiança e credibilidade que nasceu do sonho de um homem que queria escrever e mudar o mundo. Mineiro, com temperamento forte, posições as vezes controversas, muita disposição para o trabalho e um tremendo e invejável ‘jogo de cintura’ para driblar as dificuldades cotidianas, o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, 70, transformou um pasquim em uma fonte de informação com credibilidade.

O filho da Dona Ana e do seo Generino ainda hoje mantém uma rotina de mais de dez horas diárias de trabalho e atribui o amadurecimento e sucesso da empresa ao amor que dedicou em mais da metade de sua vida.

Quem o conhece, amigos, familiares e colaboradores sabem que é comum Ilídio passar as tardes de domingo ou feriados em sua sala, sempre planejando o próximo passo para aperfeiçoar o Ilustrado e a Rádio Ilustrada FM, que foi acima de tudo uma conquista pessoal.

Essa dedicação faz com que a história de homem e empresa se confundam e se fundam com passagens conhecidas de todos e outras segredos que apenas ele pode desvendar.

O que é palpável é que a empresa cresceu, é fonte do sustento de mais de 20 famílias de forma direta. Nestes 45 anos, muitos colaboradores passaram pelas páginas do Ilustrado e muitos outros ainda virão.

Nos planos para os próximos 45 anos de vida, o investimento no mundo digital. Começou há mais de 15 anos, quando o Ilustrado inovou com sua edição digital e agora mais uma vez entra com força total, com o objetivo de ser o melhor e maior portal de notícias do Paraná, o Portal Ilustrado.

Renata Schaphauser integra a equipe do Ilustrado e também é advogada.

cidade@ilustrado.com.br