Umuarama

BELO EXEMPLO

O grupo de mulheres de Umuarama que se tornou doador para ajudar amiga

26/11/2022 13H11

Jornal Ilustrado - O grupo de mulheres de Umuarama que se tornou doador para ajudar amiga
Elas se uniram para dar mais um bom exemplo em Umuarama

Um grupo de sete amigas encontrou uma forma solidária de demonstrar amor ao próximo. Seis delas passaram a doar sangue como forma de ajudar a uma delas, que por problemas sérios de saúde, precisava de doação constante. O gesto foi há quase oito anos, a amiga querida, infelizmente já não está mais entre elas, mas o gesto de doar vidas, continua.

“Doar sangue é sublime e que literalmente salva vidas”, salientou Suely Sucupira. Na sexta-feira, 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e o Jornal Umuarama Ilustrado conta a história de amor fraternal entre Suely, Sirley Fátima de Souza, a “Batatinha” e outras quatro amigas com Milena Resende, que por anos lutou pela vida e inspirou as amigas a se tornarem doadoras de sangue.

Doadora

Suely conta que a primeira vez que doou sangue foi aos 19 anos e hoje aos 65, continua fazendo o gesto de amor. “Sempre fui doadora, mas há uns 8 ou 9 anos a Milena precisou de sangue. Eu e outras amigas resolvemos colaborar e fazemos até hoje”, explicou. A vontade de ajudar ao próximo, diz que aprendeu em casa, com os pais. “Cada um fazendo a sua parte, não pesa para ninguém e todos saem ganhando”, afirma.

E como o exemplo atrai a outros, a atitude dela influenciou ao filho e a uma sobrinha, que também são doadores. “A primeira vez que minha sobrinha foi doar, estava comigo. Ela ainda era menor de idade”, conta com saudosismo.

A consultora Sirley de Souza conta que por ser diabética, não pode doar, mas que isso não a impede de ajudar. A partir da necessidade da amiga Milena, ela começou a movimentar a sua rede de amigos e conhecidos, pedindo a colaboração de todos. “Até hoje, mesmo que eu não conheça quem precisa, sempre que vejo, movimento todo mundo. É a minha forma de ajudar. Doar sangue é a oportunidade de dar o melhor que existe para dar chance a vida”, afirma.

Onde doar

Em Umuarama, as doações de sangue podem ser feitas sempre no Hemonúcleo, que fica ao lado do Centro Cultural Schubert. O atendimento é com horário agendado pelo telefone 3621-8300.

Quem pode doar

Quem tem idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
  • Fonte Ministério da Saúde)