BELO EXEMPLO
Um grupo de sete amigas encontrou uma forma solidária de demonstrar amor ao próximo. Seis delas passaram a doar sangue como forma de ajudar a uma delas, que por problemas sérios de saúde, precisava de doação constante. O gesto foi há quase oito anos, a amiga querida, infelizmente já não está mais entre elas, mas o gesto de doar vidas, continua.
“Doar sangue é sublime e que literalmente salva vidas”, salientou Suely Sucupira. Na sexta-feira, 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e o Jornal Umuarama Ilustrado conta a história de amor fraternal entre Suely, Sirley Fátima de Souza, a “Batatinha” e outras quatro amigas com Milena Resende, que por anos lutou pela vida e inspirou as amigas a se tornarem doadoras de sangue.
Doadora
Suely conta que a primeira vez que doou sangue foi aos 19 anos e hoje aos 65, continua fazendo o gesto de amor. “Sempre fui doadora, mas há uns 8 ou 9 anos a Milena precisou de sangue. Eu e outras amigas resolvemos colaborar e fazemos até hoje”, explicou. A vontade de ajudar ao próximo, diz que aprendeu em casa, com os pais. “Cada um fazendo a sua parte, não pesa para ninguém e todos saem ganhando”, afirma.
E como o exemplo atrai a outros, a atitude dela influenciou ao filho e a uma sobrinha, que também são doadores. “A primeira vez que minha sobrinha foi doar, estava comigo. Ela ainda era menor de idade”, conta com saudosismo.
A consultora Sirley de Souza conta que por ser diabética, não pode doar, mas que isso não a impede de ajudar. A partir da necessidade da amiga Milena, ela começou a movimentar a sua rede de amigos e conhecidos, pedindo a colaboração de todos. “Até hoje, mesmo que eu não conheça quem precisa, sempre que vejo, movimento todo mundo. É a minha forma de ajudar. Doar sangue é a oportunidade de dar o melhor que existe para dar chance a vida”, afirma.
Em Umuarama, as doações de sangue podem ser feitas sempre no Hemonúcleo, que fica ao lado do Centro Cultural Schubert. O atendimento é com horário agendado pelo telefone 3621-8300.
Quem tem idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.