Umuarama

Consciência

O Dia da Árvore reforça a necessidade de planejar o futuro de Umuarama

21/09/2019 11H15

Desde de 2011 Umuarama vem passando por transformações, principalmente nas questões da urbanização, e só naquele ano foram aprovados 20 novos loteamentos. Neste cenário, bairros foram construídos em fundos de várzea, edificações sem espaço para arborização e muitas outras questões proporcionam ao umuaramense a redução da imagem das árvores na cidade.

Hoje comemora-se o Dia da Árvore, mas existem motivos para tal comemoração? Conforme a Prefeitura de Umuarama de 2017 até 2019 foram cortadas 871 árvores e em contra partida plantadas 17.200 mil mudas. Porém, grande parte do plantio foi feito em áreas de reserva, proteção ambiental e reflorestamento.

Dentro da cidade o que se observa são muitos restos de troncos e pedidos de cortes, sendo que a maioria não se justifica. Hoje a Prefeitura conta com um equipamento o resistógrafo para diagnosticar melhor a saúde da arborização urbana. Mas muita gente dá um jeitinho de cortar escondido da fiscalização da Prefeitura, principalmente nos finais de semana e feriado. Como se isso fosse um ato de esperteza, cortam a árvore e carregam tudo para não deixar vestígio. Depois reclamam do clima quente e vão estacionar o carro na sombra do vizinho.

O resistógrafo determina com maior precisão a necessidade de erradicação de árvores e é utilizado quando a árvore apresentar sinais de desgaste e também nos pedidos de corte recebidos pela diretoria, por parte da população.

Outra situação observada na cidade, são os clarões de arborização nos bairros idealizados a partir de 2011. Os novos bairros com suas edificações agredidas e encapsuladas não foram pensados para arborização. Normalmente com frente de terreno medindo 6 metros, as calçadas “ecológicas” dividem espaço com as galerias de esgoto e tubulações de água, deixando o plantio de uma árvore fora de cogitação.

Ainda segundo a prefeitura, hoje estimasse que Umuarama conta com 100 mil árvores no perímetro urbano, mas esse número já chegou a 120 mil plantas. Em uma comparação com os 399 municípios do Paraná, a cidade está em 136º no ranking de cidade mais arborizadas.

Plano de Arborização

Em dezembro de 2018, a diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama realizou uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização, que encontra-se em fase de elaboração e deve ser encaminhado em breve para aprovação na Câmara de Vereadores. Representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, empresas, entidades e outras instituições participaram das discussões, que resultaram em novas propostas a serem incorporadas ao plano, antes da apreciação dos vereadores.