Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

 O dia 1º de Maio

06/05/2024 18H48

Jornal Ilustrado -  O dia 1º de Maio

Eliseu Auth

Eu sei. Antes de 1994, o 1º de maio era mais alegre e só comemorava o dia do trabalhador. Não vinha com a lembrança da morte precoce de um dos maiores ídolos nacionais. Quem não venera o “Ayrton Senna do Brasil?

Tirante a tristeza, os trabalhadores merecem esse dia dedicado a eles. O costume vem desde 1886, com uma greve por melhores condições de trabalho, em Chicago nos Estados Unidos. Como de costume, a greve deu briga com a polícia que gosta de proteger os interesses dos capitalistas. Pensem bem. Era  uma reinvindicação justíssima que pretendia a redução da jornada de trabalho para oito horas. Eram 13 horas por dia, uma crueldade! Essa briga foi se alongando e estendendo e só acabou com mortes de ambos os lados.  

No frigir dos ovos, o dia 1º de maio ficou como dia do trabalho e do trabalhador. Ainda bem que aqui neste Brasil de meu Deus, até que temos o que comemorar. Não é tudo o que gostaríamos, mas boas coisas aconteceram, apesar do ambiente de crises lá fora e guerras que não terminam nunca.

Consolemo-nos. Apesar de tudo, o mercado de trabalho aqueceu aqui dentro. O Caged disse que só no primeiro trimestre deste ano, contabilizou mais de 650 mil carteiras de trabalho assinadas. A par, o IBGE informou que mais de 10 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza. São notícias ótimas. Até que enfim, o Estado volta a cuidar dos excluídos. E a gente fica feliz por isso. O Estado justo precisa cuidar de todos, especialmente dos mais necessitados, a quem deve socorrer. Este é o Estado que precisamos. Não pode ser máximo e nem mínimo, mas atuante e com visão keynesiana. Ele, sempre que necessário, equilibra forças, intervem na economia e impulsiona o desenvolvimento. Às vezes precisa frear o apetite dos fortes e n´outras, socorrer os fracos e hipossuficientes. Faz isso com políticas públicas nas mais diversas áreas que atendam as necessidades de uns e outros. Pronto. Essas coisas foram me ocorrendo quando revivi o dia lº de Maio.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).