40ºC
O inverno nem terminou, mas o calor está castigando os umuaramenses. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) domingo foi o dia mais quente do ano, com registro oficial de 38º C. Já nesta terça-feira, os termômetros devem chegar a 40ºC.
Conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), na série histórica entre 1977 à 2019, apenas 1988 e 2012 setembro registou temperaturas entre 38º C. No domingo, muitos umuaramenses buscaram áreas abertas da cidade, como o Lago Aratimbó e o Bosque Uirapuru, para tentar amenizar o calor. Segunda-feira (09) a situação da temperatura continuo a mesma, com agravamento do vento forte.
Segundo o Simepar, a semana começou com a manutenção do tempo estável sobre todas as regiões do Paraná. Um ar quente e seco predomina em todas as localidades, com temperaturas ligeiramente menos elevadas no litoral. Ainda há condições para que rajadas de vento cheguem a intensidades moderadas a fortes, preferencialmente entre o Oeste e o Noroeste.
Ainda conforme o site, uma frente fria de fraca atividade chega ao sul do Rio Grande do Sul, mas não consegue evoluir em direção ao Paraná. Com isso, o dia não terá mudanças meteorológicas sobre o Paraná. Tempo estável e muito calor em todas as regiões, em Umuarama o calor deve permanecer até a próxima segunda-feira (16), data que pode ser a mais quente do mês com previsão para 41ºC.
Com este cenário de seca, calor, vento e queimadas a umidade do ar chegou a valores mínimos críticos. No histórico de segunda-feira (9), às 15 horas o Simepar registrou 29%. Tais valores estão a baixo do ideal para o organismo humano, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ideal seria 60% de umidade no ar.
A dica dos médicos do município é hidratar o corpo, tendo sempre próximo um recipiente com água. Com o inverno as pessoas deixam de ingerir água e isso associado a baixa umidade do ar leva prejuízo ao corpo.
Outra ação para tentar melhorar a umidade no interior da residência, principalmente na hora de dormir, é deixar uma vasilha com água próxima à cama ou uma toalha molhada. Outra orientação é manter o ambiente sempre limpo e arejado, para reduzir o acúmulo de poeira, além de não esquecer de lavar as mãos antes de se alimentar e evitar locais com muito aglomero de pessoas.