Umuarama

Audiência Pública

Núcleo de Educação convoca comunidade para o processo curricular do Novo Ensino Médio

19/02/2021 09H37

O Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) alerta a população de Umuarama e região que o processo de Consulta para o Referencial Curricular do Novo Ensino Médio está aberta. A consulta trata da mudança do Ensino Médio e estará disponível até o dia 28 de fevereiro, para receber contribuições de toda a comunidade.

Segundo a técnica pedagógica do NRE, Regina de Souza, a participação da comunidade em relação a formatação do Novo Ensino Médio é fundamental para a enriquecimento do currículo. “O Referencial Curricular é o documento de referência obrigatória para que sejam formulados os currículos de todas as redes e escolas do Sistema Estadual de Ensino. É este documento que estabelece o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio, sendo muito importante que a comunidade escolar participe do seu processo de construção”, explicou.

A técnica pedagógica explicou que toda comunidade pode participar do referencial, principalmente os professores, estudantes, gestores, pais e responsáveis. “O Novo Ensino Médio terá implementação de forma gradual, iniciando em 2022, e é uma nova proposta de ensino e aprendizagem para os jovens que vão cursar esta etapa”, enfatizou a entrevistada.

O principal objetivo da nova proposta é promover um ensino significativo, em que o estudante seja protagonista da própria aprendizagem e que veja na escola um meio de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. A intenção é que os estudantes possam escolher, entre diferentes alternativas de percursos, o caminho de formação que mais se adequa ao seu projeto de vida.

O QUE MUDA

O Novo Ensino Médio conta com algumas mudanças centrais. Em primeiro lugar, o processo de ensino-aprendizagem passa a ser composto por duas etapas: uma constituída pelos conhecimentos da Formação Geral Básica, que são comuns a todos os estudantes, e outra etapa composta pelos Itinerários Formativos.

As duas etapas são obrigatórias, mas os Itinerários Formativos são de livre escolha pelo estudante, que poderá se aprofundar em uma das quatro Áreas do Conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, ou ainda realizar uma formação técnica e profissional.

Outra mudança é sobre o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de promover o desenvolvimento do estudante nas dimensões física, intelectual, cultural, social e emocional. Desta forma é estimulada a autonomia e protagonismo, para a construção de um projeto de vida e a realização de escolhas pessoais e profissionais.

Por fim, o Novo Ensino Médio prevê a ampliação da carga horária, que passa de 800 horas por ano para 1.000 horas por ano. Com isso o Ensino Médio terá um total de 3.000 horas ao longo dos três anos, sendo 1.800 destinadas para a Formação Geral Básica e 1.200 para a realização dos Itinerários Formativos.

Como participar?

Para participar basta acessar a página da Consulta à Comunidade, no site da Secretaria Estadual de Educação. Lá estão disponíveis todos os materiais para consulta, além de vídeos explicativos e formulários para registrar participação. Link para o referencial: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1681.