Região

TAPIRA

NRE diz que professor acusado de assédio sexual já responde a processo administrativo

17/08/2023 14H49

ministério-publico-parana

O Núcleo Regional de Educação (NRE) informou em nota que o professor acusado de assédio sexual contra três alunas no Colégio Estadual São José, em Tapira, já responde a processo administrativo pelos fatos desde maio, quando houve a denúncia. O educador foi afastado liminarmente nesta quarta-feira (16), pela Justiça de Cidade Gaúcha, das suas funções e proibido de acessar o interior da escola por tempo indeterminado.

Ainda segundo a Nota expedida pelo NRE e pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR), a decisão judicial já foi cumprida. “O docente é acusado de ter praticado assédio sexual contra três alunas da instituição, situação que já havia sido reportada previamente – no mês de maio – ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama e à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) que instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor, além de proceder com abertura de processo de sindicância sobre os fatos denunciados.

Também reitera que já vinha procedendo com o devido protocolo para apuração da situação/afastamento do denunciado.

Acusação

O docente foi afastado após pedido do Ministério Público de Cidade Gaúcha á Justiça. Segundo a denúncia do MP, o professor teria cometido importunação e assédio sexual contra alunas. Até o momento três vítimas, todas adolescentes, já foram identificadas. De acordou com o Ministério Público, existe a suspeita de um número maior de vítimas, uma vez que as informações são de que há anos o educador cometeria os abusos contra alunas.

Os elementos já levados ao Ministério Público pela autoridade policial indicam que o professor, no exercício e valendo-se de sua função pública, constrangia e intimidava as meninas com falas, gestos e toques.

Denúncias

Como pode haver outras vítimas, a Promotoria de Justiça está aberta a receber notícias relacionadas ao caso. O contato é o telefone (44) 3675-1200 e o e-mail [email protected]. Os autos tramitam em sigilo.

Íntegra da nota do NRE

“Na tarde desta quarta-feira (16), um professor do Colégio Estadual São José, em Tapira, (Noroeste do Estado) foi afastado de suas funções, em cumprimento de determinação judicial, expedida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).

O docente é acusado de ter praticado assédio sexual contra três alunas da instituição, situação que já havia sido reportada previamente – no mês de maio – ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama e à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) que instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor, além de proceder com abertura de processo de sindicância sobre os fatos denunciados.

A Seed-PR, portanto, já vinha procedendo com o devido protocolo para apuração da situação/afastamento do denunciado e acata a decisão do Ministério Público do Paraná, reiterando que colaborará com as autoridades para os devidos encaminhamentos legais.