Umuarama

Saúde

Novo PA 24 horas de Umuarama marca o fim do rodízio dos hospitais de plantão

16/12/2019 09H45

Com a inauguração do Pronto Atendimento 24 horas (PA) o fim do rodízio de plantões dos hospitais de Umuarama fica efetivamente confirmado. A data para a mudança no atendimento na saúde do município será dia 6 de janeiro 2020, quando o PA inicia os atendimentos 24 horas e se transforma na porta para a regulamentação de leitos.

Segundo a diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Viviane Herrera, no dia 6 de janeiro com o funcionamento total do PA 24 horas, a unidade se transforma na porta de entrada de todos os pacientes do município. Desta forma, a pessoa que apresentar algum sintoma de doença, dores, machucados entre outras questões envolvendo a saúde, não poderá mais busca o hospital de plantão após às 23 horas.

“O paciente precisa passar pelo PA 24 horas. A mudança significa colocar o paciente no lugar certo, conforme o caso clínico. Se o paciente está com um quadro de infarto, será encaminhado ao hospital de referência em cardiologia, por exemplo”, explicou Viviane Herrera.

O coordenador da unidade de regulação de leitos da região macro Noroeste, Adelson Gonçalves dos Santos, explica que com essa nova formatação os hospitais poderão se dedicar ainda mais para o atendimento dos pacientes, pois atenderão somente os casos específicos de sua referência. “Além de economia, a regulamentação de leitos para as referências de urgência e emergência vai proporcionar mais qualidade no atendimento”, explicou.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa-Amerios), presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná e prefeito de Alto Piquiri, Luiz Carlos Borges Cardoso, a mudança é muito esperada e trará benefícios para os pacientes de toda a região. “Quem sai ganhando é a população, que vai receber um atendimento ainda mais qualificado. A mudança é uma reivindicação antiga e está sendo concretizada depois de muito trabalho e luta”, destacou.

PA 24 horas

Readequado, o prédio passou a ter 1.326,91 m² de área útil e recebeu novos equipamentos, moderno Raio-X, camas, macas e mobília nova, além de uma equipe ampliada e toda a estrutura para um atendimento de excelência, que inicia às 7 horas deste sábado, 14. Inicialmente a unidade funcionará das 7 horas às 23 horas, como o antigo PA, mas a previsão é que a partir de janeiro inicie o atendimento 24 horas.

“Haverá mais médicos, enfermeiros, técnicos e estagiários com atenção especial aos pacientes, proporcionando um salto de qualidade no atendimento, com mais humanização e recursos tecnológicos e estruturais. Pacientes e a equipe profissional terão mais espaço, conforto e infraestrutura para os procedimentos médicos”, disse a secretária de Saúde do Município Cecília Cividini.