Região

Tragédia

Novo foco de incêndio atinge o Parque Nacional de Ilha Grande

11/09/2021 09H25

Desde a madrugada de quarta-feira ( 8 ) o fogo atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, a partir do município de Altônia. Desde o começo, o fogo segue na mesma direção do vento, sentido à parte Norte da Ilha Grande, a principal do parque. E com o vento forte, as chamas avançam rapidamente e já chegaram ontem em Alto Paraíso.

Conforme a secretária executiva do Coripa, Nayara Raposo Olivo, que acompanha de perto a situação do incêndio na região, uma tentativa de apagar o fogo foi com o aceiro, mas o vento forte e as chamas muito altas fizeram com que as línguas de fogo atingissem o outro lado do aceiro. Com isso, as chamas prosseguiram e se tornaram incontroláveis porque atingiram áreas de difícil acesso em alagados.

Nesta sexta-feira a base de apoio dos brigadistas foi montada em Porto Camargo (Icaraíma), pois o fogo estava perto de Porto Figueira. Eles esperam ter acesso ao local neste sábado para retomar o combate nas linhas de frente. Mas têm a certeza que somente a chuva poderá acabar com a destruição.

Tanto Nayara como também o biólogo Erick Xavier, que tem uma propriedade perto do parque, dizem que a nuvem de fumaça é visível de longe. E informam que muitos animais estão morrendo queimados ou intoxicados. Até pássaros caem no rio se debatendo ou quase morrendo. Animais de grande porte também tentam fugir nadando pelo rio Paraná.

Os técnicos ainda não sabem qual o tamanho da área queimada, dizem apenas que é muito grande e vai comprometer mais da metade do parque. Somente após a extinção do fogo, a direção do parque poderá fazer o levantamento da área destruída.

Este é o segundo grande incêndio no Parque de Ilha Grande em 2021. O outro foi no final do mês passado na região de Guaíra e foi controlado em um aceiro. Mas o vento soprava contra o fogo e ajudou os brigadistas no combate. A Polícia Federal esteve na área para evitar a ação de caçadores contra os animais que fogem das chamas.