Umuarama

UMUARAMA

Nova sede do Centro Pop recebe ajustes finais para iniciar o atendimento em breve

23/04/2024 09H59

Jornal Ilustrado - Nova sede do Centro Pop recebe ajustes finais para iniciar o atendimento em breve

O prefeito Celso Pozzobom conheceu na última semana, ao lado da secretária municipal da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, as futuras instalações do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, mais conhecido como Centro Pop, que em breve será transferido para um novo endereço.

A nova sede é mais ampla e bem estruturada, em condições de oferecer um serviço mais qualificado para as pessoas em situação de rua, com a vantagem da economia com o valor gasto atualmente em aluguel. A edificação, localizada na rua Rodrigues Alves (parte dos fundos do cemitério municipal), já pertence ao município.

O imóvel recebeu uma ampliação e reforma para ser adequado às necessidades do serviço, com o investimento de pouco mais de R$ 650 mil. “O intuito é acompanhar de perto a realidade e prestar uma assistência de qualidade, seja na questão da alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde), na higiene pessoal (banho) e asseio das roupas, bem como na orientação e acessos aos serviços básicos (cidadania)”, explicou a secretária Dayanne.

Embora a entrega do novo espaço não tenha a data definida, a parte de construção, adequações e acabamentos já foi concluída. “Estamos finalizando alguns detalhes sobre a mobília, alguns equipamentos e acessórios necessários para o funcionamento. Mas em breve vamos ocupar o imóvel e transferir o atendimento”, acrescentou o coordenador do Centro Pop, Roger Bruno Giopatto.

Jornal Ilustrado - Nova sede do Centro Pop recebe ajustes finais para iniciar o atendimento em breve

O prefeito Celso Pozzobom ficou satisfeito com as novas instalações. “O atendimento às populações mais vulneráveis sempre foi prioridade em nossa gestão. Tivemos muitas melhorias, extensão de programas, ampliação das estruturas de serviços e equipes de atendimento. Agora é a vez de olhar com mais atenção para as pessoas em situação de rua, que serão muito bem tratadas no novo espaço”, afirmou.

A Assistência Social dispõe de veículos para o transporte dos atendidos, parcerias com outras secretarias municipais – o que amplia o leque de serviços, como saúde, educação e orientação profissional – e uma equipe técnica qualificada, com cuidado especial no acolhimento.

Neste período em que as temperaturas começam a baixas, antecipando o clima de inverno, o Centro Pop também mantém equipes fixas para abordagens diárias às pessoas nas ruas e praças da cidade, oferecendo agasalhos e acolhimento, e mantém a oferta de vagas em abrigos para pernoite como a Apromo e a Associação de Acolhimento Irmã Dulce, na Estrada Jaborandi.

Há alguns meses têm sido notada uma redução considerável no volume de atendimentos. “Entre as pessoas que permanecem nas ruas há muitos beneficiários de programas sociais do governo federal que acabam se alojando em hotéis de baixo custo”, lembrou o coordenador Roger Bruno Giopatto. A instituição também realiza campanha permanente para arrecadar agasalhos e distribui roupas, toucas e cobertores para pessoas em situação de rua.