Aragão Filho

Nova diretoria é eleita para assumir o Clube do Vovô

25/04/2022 18H41

Jornal Ilustrado - Nova diretoria é eleita para assumir o Clube do Vovô

Domingo passado um grupo de integrantes do Centro de Convivência da Terceira Idade de Umuarama, o popular Clube do Vovô, realizaram uma assembleia geral com a participação de mais de 100 filiados e aprovaram a destituição da atual diretoria, presidida por Antonio Cristóvão. Eles alegam que o Centro está deixando a desejar, não tem mais as promoções e eventos para os idosos e não tem as prestações de contas. Foi apresentada e eleita a Chapa da Amizade com a seguinte formação:

Presidente, Esmeralda Marcolino da Silva Faria (foto), vice-presidente Sebastião José dos Santos, secretário Gerson Chagas, vice-secretário Aparecido Tolentino da Silva, tesoureiro Antonia Salmago Guimarães, vice-tesoureiro Ivete do Nascimento de Assis, assessor jurídico, Arlindo Vieira e diretor de patrimônio, José Dorival dos Santos. Ainda foram eleitos mais quatro titulares para o Conselho Fiscal, quatro suplentes e a presidente do referido conselho é Amélia do Carmo Stencel.

Ontem a diretoria nova informou que a anterior se recusou a entregar as chaves e documentos do clube, por isso, estariam recorrendo à justiça.

Arrependido

Delatores da Lava Jato se arrependeram do arrependimento e querem anular acordos de delação e querem mais; receber dinheiro de volta.

Na visão de especialistas em direito penal, se os colaboradores obtiverem êxito, há brecha para devolução de multas já pagas.

Os delatores, entre os quais executivos de empreiteiras, doleiros e políticos, alegam que eles são os únicos punidos enquanto réus delatados ficam livres de punição.

Pior é que eles têm razão quanto aos corruptos delatados estarem livres…

Mas, francamente, devolver dinheiro de origem fartamente comprovada como de origem ilícita, aí já é chamar o brasileiro para a desobediência civil.

Policromático

Somente o amor nos dá o sabor da eternidade…

Celulite de frango

Um estudo realizado pela Embrapa Suínos e Aves apontou que as condenações nos abatedouros, quando o animal não pode ser disponibilizado para consumo humano, provocadas por celulite nos frangos causam prejuízos econômicos de cerca de US$ 10 milhões por ano no Brasil.

Se considerado o custo de criação do animal, como o consumo de ração, manutenção e cuidados com o frango, as perdas podem chegar a US$ 80 milhões por ano.

Escrito apenas ontem…

Você pode desconfiar de uma admiração, mas não de um ódio.

O ódio é sempre sincero.

– Millôr.

Casteladas

Dia 22, o Brasil completou 522 anos. Pouca gente se lembrou da efeméride, inclusive eu. Condicionei-me a recordar dos aniversários pelo Facebook e não apareceu nenhum Brasil nas minhas notificações. Portugal, nosso pai, está com 842 anos. É daqueles genitores que parecem mais jovens que o filho. No Mercado Comum Europeu, esbanjando euro e florescimento cultural. Os três séculos que nos separam parecem três milênios.

– Carlos Castelo, em trecho do artigo ‘Leros’.

Marcha

Hoje, milhares de vereadores se juntam em Brasília para participar até sexta-feira da 21ª Marcha dos Legislativos Municipais, uma promoção da União dos Vereadores do brasil.

A marcha serve para… sei lá, não tenho a menor ideia…

Papo rápido

– Sempre ouvi a máxima de que “política e futebol não se discutem”…

– Agora não se discutem mais, agora os fanáticos e os radicais se matam por política e futebol…

Do Marvadão

O Brasil é um país onde antidemocratas acham que ser contra a democracia é um ato democrático.

Esquizofrênico isso.

– Celso Ribeiro.

Papo rápido

– Porque não se comemora mais a data do descobrimento do Brasil?

– É que tá tudo tão coberto de lama e corrupção que nem dá pra ver mais se ainda tem um país por baixo da sujeira toda…

Macedão

Macedão disse que só acredita em perdão judicial se as suas dívidas forem perdoadas.

Vai esperar sentado…

E endividado…

Papo rápido

– Lula não vai falar nada sobre o perdão de Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira?

– Vai não, vai ficar pianinho. É que o eleitor pode se lembrar de que ele concedeu perdão presidencial ao terrorista Cesare Battisti e, caso eleito, poderá anistiar, com certeza, uma penca de companheiros enrolados em crimes de corrupção…

Trilha sonora

A trilha sonora de hoje tem o destaque na música e na ciência, Paulo Vanzolini, que completaria 98 anos ontem, dia 25, se vivo fosse.

Tem o clássico Ronda, Praça Clóvis, Capoeira do Arnaldo, Samba Erudito, Na Boca da Noite e tem A Volta Por Cima.

Um pouco diferente do que temos pra hoje, Paulo Vanzolini foi premiado como compositor e como cientista.

Era doutor em zoologia pela Universidade de Harvard.

De lá, fugia com frequência para conviver com músicos de jazz em Nova Orleans.

Policromático

A geração de energia solar cresce tanto no Brasil, e em nossa região, que daqui pouco corre o risco de faltar sol para tanta placa fotovoltaica…

Papo rápido

– Que chateação os bancos ligando insistentemente para oferecer empréstimos e financiamentos aos aposentados…

– Mas você não é aposentado, está chateado porque?

– Por isso mesmo, porque não sou aposentado…

Exposição ‘Memória Xetá’ vai até 19 de maio no Centro Cultural

Jornal Ilustrado - Nova diretoria é eleita para assumir o Clube do Vovô

Imagens raras dos índios xetá, capturadas e registradas pelo antropólogo português José Loureiro Ascensão Fernandes (1907-1977) em expedição à região antes da fundação de Umuarama, fazem parte da exposição “Memória Xetá”, aberta nesta semana e em cartaz até o dia 19 de maio no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert, com visitação gratuita.

Além de fotos, documentos e outras peças referenciais, a mostra tem também materiais registrados pelo cinotécnico austro-húngaro Vladimir Kozák (1897-1979) que, assim como Fernandes, esteve em Umuarama em expedição coordenada pela Universidade Federal do Paraná. “Tais registros históricos são de grande valor para nossa cidade e esta exposição seguramente é muito representativa para resgate de nossa própria identidade sociocultural”, observa o chefe da divisão de eventos da Fundação Cultural, Rodrigo Fernandes Pereira, responsável pela exposição.

Rosana Palhoto Dias, diretora da Fundação Cultural, destaca que a mostra une-se à parte da exposição pelo Jubileu de Pérola do Umuaraminha, símbolo oficial do município desde 1990 e responsável por carregar e difundir a mensagem xetá durante sua trajetória. “Olhando para o passado, reconhecemo-nos como cidadãos responsáveis pelo curso da nossa história. A dívida do extermínio xetá não é diretamente nossa, mas a herdamos”, pontua.

O prefeito Hermes Pimentel, assim como todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, prestigiou a exposição e destacou a importância da realização de trabalhos assim, que promovem a identidade cultural de Umuarama. “Nossa intenção é abrir espaço para que, no decorrer do ano, aconteçam exposições capazes de representar nossa história, nossa cultura”, afirmou.

SERVIÇOEXPOSIÇÃO ‘MEMÓRIA XETÁ’

Data: de 19 de abril a 19 de maio de 2022 – Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 – Local: Centro Cultural Vera Schubert – Av. Rio Branco n° 3633 – ao lado da Prefeitura de Umuarama.