UMUARAMA
Entre os dias 19 e 23 de agosto, o curso de Direito da UniALFA Faculdade de Umuarama no Paraná realizará a terceira Semana Jurídica, com a temática “O Direito e o Mundo Contemporâneo: Novas Ferramentas e Perspectivas Para Antigos e Novos Desafios” e uma programação que trará a Umuarama nomes de relevância na área jurídica, a expectativa é para um evento acadêmico que promova um intenso debate a respeito do direito e os efeitos das transformações no mundo contemporâneo, colaborando com o processo de formação acadêmico com vista a atender as demandas do mercado de trabalho, a promover o desenvolvimento do senso científico por meio da mostra de trabalhos científicos e a colaborar com o desenvolvimento regional na área jurídica.
Para Advogada e Coordenadora do Curso de Direito, Professora Rosane Meyer, o evento acadêmico se trata de um momento especial para o curso de Direito da UniALFA. Tem sido organizado com muito esmero, visando propiciar aos nossos estudantes e convidados, os grandes protagonistas deste evento, momentos marcantes e especiais em sua trajetória acadêmica. Além disso, a III Semana Jurídica da UniALFA se consolida como um evento de relevância regional, pois, revestida de uma ampla programação, composta por temas contemporâneos, será conduzida por profissionais renomados, dotados do mais amplo conhecimento e experiências.
Nossos estudantes e convidados participarão de palestras, painéis, mostras de trabalhos científicos, inseridos em ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aquisição de conhecimento. Uma novidade deste ano é a I MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE DIREITO DA UniALFA que tem recebido a ampla adesão dos estudantes e Docentes, com a produção de excelentes trabalhos, que serão expostos na noite do dia 23/08, encerrando com sucesso a III Semana Jurídica da UniALFA, complementa Meyer.
Com início no dia 19/08 (segunda-feira) a partir das 19h30 a palestra de abertura terá como temática “Os Desafios da Advocacia na Atualidade”, a palestra será conduzida pelo Dr. Cássio Lisandro Telles, bacharel em Direito e Graduado em Ciências Econômicas, que já foi presidente da OAB – PR, Conselheiro Federal da OAB e atualmente é Procurador da OAB no Conselho Nacional de Justiça, em seguida a partir das 21h15 terá início o primeiro painel de discussões a respeito da advocacia e as suas transformações. Para este Painel contaremos com a ilustre presença do advogado Dr. Christhian Rodrigo Pellacani, Presidente da Subseção da OAB em Umuarama.
No dia 20/08/2024 (terça-feira) , a partir das 19h30 a Advogada e Professora Mestra em Ciências Jurídicas, Dra. Raísa Arantes Tobiin promoverá uma apresentação abordando “A Produção Científica e o Direito – suas Perspectivas e Desafios”. No mesmo dia, a partir das 20h30 é a vez do Juiz e Professor, Dr Rodrigo Dias, Graduado em Direito pela USP, Mestre em Ciências Sociais pela Unioeste, Doutor em Direito e Juiz de Direito Titular na Vara da Infância e da Juventude da comarca de Toledo – PR, que trará para discussão a “Jurisdição Sensível: um olhar democrático sobre a praxis”.
No dia 21/08/2024 (quarta-feira) o responsável pela palestra será o Dr. Rodrigo Roger Saldanha, Professor do Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos (PPGDH) da PUC-PR, Saldanha que é pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas pela UniCesumar e Coordenador da Unimed Costa Oeste. Logo em seguida às 20h45 a programação continua com o painel de discussões a respeito dos ”Direitos Humanos, Cidades Inteligentes e Direito Econômico”.
Na quinta-feira (22/08/2024) o evento seguirá a partir das 19h30 com a palestra da Dra Patrícia Elache Gonçalves dos Reis, analista judiciário do TJPR, graduada em Direito pela UNICURITIBA, Especialista em Direito Público, Assessora Jurídica-Administrativa do 2º Vice Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e Secretária da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR, que trará a pauta “O Funcionalismos da Comissão Fundiárias do TJPR”.
Na mesma quinta-feira a partir das 20h30 contamos com a presença do Desembargador e Professor Dr. Fernando Prazeres, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, 2º VIce-Presidente do TJPR eleito para o biênio 2023-2024 e Presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR, que fará uma apresentação a respeito da Mediação dos Conflitos Fundiários de Natureza Coletiva: técnicas e especificidades.
O Encerramento do evento acontece no dia 23/08/2024 (sexta-feira) a partir das 19h30 com a I Mostra de Trabalhos Científicos do Curso de Direito da UniALFA, que proporcionará aos acadêmicos a possibilidade de desenvolvimento de competências relevantes na área jurídica, estimulando o pensamento crítico e científico.
O Evento é direcionado aos Acadêmicos de Direito da UniALFA e das demais instituições, profissionais da área e interessados no tema. Para os inscritos e de acordo com a frequência haverá certificação de 20 horas. A III Semana Jurídica da UniALFA com formação integral aos nossos estudantes e a colaboração para discussões profissionais no que tange ao desenvolvimento do Direito como ciência em Umuarama e região, ampliando a disseminação do conhecimento científico e divulgando as atividades realizadas pela Instituição à comunidade.
As inscrições são gratuitas pelo link: http://www.alfaumuarama.edu.br/eventos e para participação no evento solicita-se a doação de 01 Kg de alimento não perecível, para mais informações entre em contato pelo telefone: 44 3622-2500.