Mudança
O Poder Legislativo de Umuarama está desenvolvendo atividades com o propósito de reduzir as despesas, bem como aproximar o cidadão da Câmara Municipal de Umuarama e suas atividades. Neste sentido, na manhã de ontem, o vereador presidente, Noel Aparecido Bernardino, o Noel do Pão, convocou a imprensa para prestação de contas do seu primeiro mês de mandato e anúncio de novas medidas.
Segundo Noel do Pão, a nova mesa diretora tem idealizado iniciativas para fortalecer a entidade e sua atuação na sociedade. Desta forma, medidas voltadas a economia administrativa estão sendo implantas, como a redução de cargos comissionados. Com um quadro de funcionários enxuto, a Câmara de Vereadores vai economizar anualmente R$ 136.604,54. Outra iniciativa foi à devolução do veículo de uso exclusivo da Presidência ao Poder Executivo.
Conforme a assessoria da Câmara de Vereadores, nas questões administrativas houve revisão dos contratos administrativos celebrados entre a Câmara e fornecedores. Nesta conjuntura, foi efetivada a organização e readequações dos departamentos do Poder Legislativo, pleiteando maior eficiência administrativa.
Os dados relativos aos novos atos administrativos e de gestão foram apresentados pela Procuradora Jurídica da Casa, Rosane Meyer.
No levantamento do presidente, ainda foi ressaltado que no primeiro mês de 2019 também teve atenção as ações de comunicação. O chefe do Departamento de Comunicação Social, Tecnologia da Informação e Cerimonial, Márcio Talles, apresentou dados e iniciativas que brevemente serão efetivadas. Dentre tais ações está o fornecimento de internet para representantes da imprensa, assim como cidadãos em visita ao prédio.
O Departamento de Comunicação Social, Tecnologia da Informação e Cerimonial também desenvolveu uma campanha interna denominada: “Câmara Consciente, Economia Inteligente”. A ação visa motivar os servidores a reaproveitarem e encaminharem papéis em desuso para a reciclagem. Outro ato será para o servidor adotar um copo plástico, a ser usado por ela o dia todo.
Os funcionários ainda foram instruídos a economizar energia, com questões de ar-condicionado e lâmpadas acessas.
No setor de informação à população, nos próximos meses a Câmara Municipal de Umuarama será uma das poucas do País a contar com um aplicativo para tablets e smartfones. Trata-se do APP-CMU, onde o cidadão terá acesso facilitado ao Portal da Transparência (podendo acompanhar todas as despesas do Legislativo, inclusive folha de pagamento), projetos e outras ações da Câmara as quais o cidadão tem direito de saber, resguardado ainda pelo Direito de Informação, garantido constitucionalmente.