Esportes

COPA 2026

No sufoco e de virada, Argentina vence Egito por 3×2

07/07/2026 15H38

Jornal Ilustrado - No sufoco e de virada, Argentina vence Egito por 3x2

A Argentina superou o Egito por 3 a 2 em uma virada dramática nas oitavas de final da Copa do Mundo 2026, na tarde desta terça-feira (7), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos.

A partida começou de forma desfavorável para a atual campeã mundial, que viu o Egito abrir o placar ainda no primeiro tempo, aos 14 minutos, com Yasser Ibrahim, que subiu mais alto que toda a defesa argentina para cabecear o cruzamento de Marwan Attia para o fundo da rede.

A resposta da Argentina veio de forma imediata: a equipe comandada por Lionel Scaloni conquistou um pênalti aos 18 minutos, após falta de Haissem Hassan em Nicolás Tagliafico dentro da área. No entanto, Lionel Messi teve a cobrança defendida pelo goleiro Mostafa Shobeir, que saltou no canto esquerdo e evitou o empate.

O goleiro egípcio foi um dos protagonistas do primeiro tempo, realizando ao menos três intervenções decisivas, incluindo uma espalmada em finalização de Julián Álvarez e outra defesa em cabeçada de Rodrigo de Paul. Messi ainda acertou a trave em cobrança de falta, e o intervalo chegou com a Argentina em desvantagem por 1 a 0.

No segundo tempo, o Egito ampliou o marcador aos 21 minutos em contra-ataque conduzido por Salah, que acionou Haissem Hassan; o jogador invadiu a área pela direita, tocou para o meio e Mostafa Zico finalizou para fazer 2 a 0.

Vale destacar que, antes disso, aos 12 minutos, o árbitro François Letexier havia anulado um gol egípcio após revisão no VAR, que identificou falta de Marwan Attia na origem da jogada.

Com dois gols de desvantagem e a eliminação se aproximando, a Argentina iniciou uma reação intensa. Aos 33 minutos, Cristian Romero aproveitou cruzamento de Lionel Messi pela ponta-direita e cabeceou para diminuir o placar: 2 a 1.

Quatro minutos depois, aos 37, foi a vez de Messi aparecer para empatar a partida — após jogada coletiva dentro da área, Gonzalo Montiel ajeitou para o camisa 10, que soltou uma pancada de perna esquerda para o fundo do gol: 2 a 2.

A virada veio nos acréscimos do segundo tempo, aos 46 minutos. Lautaro Martínez puxou o contra-ataque pelo lado direito e alçou na segunda trave, onde Enzo Fernández apareceu para cabecear no contrapé de Mostafa Shobeir e decretar o placar final de 3 a 2.

O duelo foi marcado pela indisciplina egípcia no fim da partida: cinco cartões amarelos e um cartão vermelho direto para um membro da comissão técnica foram aplicados à equipe africana, que encerrou a partida com dez jogadores em campo após a expulsão.

No campo estatístico, a Argentina demonstrou ampla superioridade técnica ao longo dos 90 minutos. A Albiceleste registrou 533 passes certos contra 277 do adversário, além de 15 desarmes certos e 6 escanteios a favor.

No ataque, a equipe de Scaloni acertou 8 finalizações no gol, contra apenas 2 do Egito, que apostou em uma postura reativa e chegou a 48 rebatidas defensivas ao longo da partida.

Com o resultado, a Argentina avança às quartas de final da Copa do Mundo 2026 e aguarda o vencedor do confronto entre Suíça e Colômbia para conhecer seu próximo adversário.

O Egito, por sua vez, encerra sua participação no torneio após uma campanha histórica — a seleção africana disputou as oitavas de final de uma Copa do Mundo pela primeira vez.

(CNN)