CORONAVÍRUS
As mortes por Covid-19 na região de Umuarama saltaram de quatro, no dia 27 de junho, para 19 segundo o último boletim da 12º Regional de Saúde emitido na quarta-feira (29). Foram 15 óbitos em 30 dias e o número supera os falecimentos dos quatro meses anteriores, desde o primeiro caso de coronavírus registrado na região.
Conforme o boletim regional, os números do coronavírus começaram a ser computados em março, sendo que no mês de maio foi registrada a primeira morte por Covid-19 em um dos 21 municípios, que compões a 12ª Regional de Saúde. Em junho, mais três óbitos foram registrados e no mês de julho os falecimentos relacionados com Covid-19 dispararam, sendo computados 15 até o dia 29.
Os casos positivos da doença também disparam em julho, elevando a curva da região. De 241 positivados de junho o número de pessoas com Covid-19 saltou para 1010 até o último boletim emitido no dia 29 deste mês. Tanto o número de confirmados quanto de óbitos devem ser maiores, pois o tempo para as Secretarias Municipais encaminharem os casos para 12ª Regional de Saúde e essa confeccionar o boletim demora entre dois dias.
Segundo o boletim da 12ª Regional de Saúde, os municípios que apresentam casos de óbitos na região são: Umuarama com 11 mortes, Alto Piquiri 3 mortes, Francisco Alves 1 morte, Icaraíma 1 morte, Mariluz 1 morte, Perola 1 morte e Xambrê 1 morte. Totalizando 19 óbitos no dia 29 de julho.
Na evolução dos casos de Covid-19 dos 21 municípios da região, 33 pessoas estão internadas com a doença entre os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares. No hospital Uopeccan de Umuarama, unidade de referência SUS para atendimento da Covid-19 na região, 20 pessoas estão internados, sendo nove pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 na ala de enfermaria.
Dos casos confirmados, 291 pessoas receberam o diagnostico de curados para Covid-19.