Umuarama

Futuro

Nem a chuva impediu a chegada do primeiro voo comercial em Umuarama

26/01/2022 09H12

Jornal Ilustrado

O primeiro voo comercial no Aeroporto Orlando de Carvalho ocorreu embaixo de chuva no fim da tarde desta terça-feira (25), em Umuarama. A aterrizagem foi tranquila e acompanhada por um grande número de empresários, políticos e população em geral que foi acompanhar esse momento histórico e sonhado para a cidade.

“Foi um voo prático e rápido. É uma facilidade na vida das pessoas e também trará bons frutos para os negócios”, enfatizou a bancária Mariângela Ferrarini, uma das primeiras passageiras do voo inaugural, que mora em Curitiba e veio visitar familiares em Cidade Gaúcha, a 70 km de distância.

Ela veio acompanhada do deputado estadual Delegado Fernando Martins, do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) e do representante da Azul Linhas Aéreas, Jonas Maciel.

“É uma grande conquista para a cidade. Agora estamos conectados com o mundo e todos os empresários e toda a região vão se beneficiar”, afirmou Orlando Santos.

“O representante da Azul enfatizou que Umuarama é a cidade que está tendo maior procura de passagens. Isso é muito bom. Os voos comerciais vieram para ficar e vão contribuir com o progresso da nossa cidade e região”, afirmou o deputado estadual.

Ainda na noite de ontem o avião monomotor levantou voo em direção a Curitiba levando 9 passageiros, que é a capacidade máxima.

“Além de Umuarama começamos a operar esta semana em outras 10 cidades do Paraná”, enfatizou Jonas Maciel, da Azul Linhas Aéreas. Ele salientou que atualmente a empresa atende 138 cidades e pretende chegar ao fim de 2022 com 200 localidades. “Não ligamos as pessoas de Umuarama a Curitiba, e sim ao mundo”, afirmou.

Para o prefeito Hermes Pimentel o início das atividades é uma conquista histórica para a cidade e fruto de um longo trabalho que começou há alguns anos.

Durante a cerimônia, o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano, informou que hoje (26) será aberta a licitação para a contratação de uma empresa que fará a certificação do aeroporto Orlando de Carvalho para que possa receber aeronaves maiores. A meta é um avião com capacidade para 70 passageiros.

Jornal Ilustrado

Serviço

As saídas de Umuarama para Curitiba serão às 20h05 e chegada às 21h55 (terças e quintas) e às 10h50 com chegada às 12h40 (sábados).

Já os voos de Curitiba para a Capital da Amizade decolarão às 17h15 (terças e quintas) e 8h30 (sábados). Na Capital, os passageiros poderão se conectar a 12 destinos operados pela Azul no País, como Rio de Janeiro, Campinas, Guarulhos, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Campo Grande.

A concretização destas operações se deve a uma parceria da Azul com o governo estadual. Em outubro de 2021, executivos da companhia se reuniram com o governador Ratinho Jr. para anunciarem o acordo de expansão da malha aérea por todo o Paraná. Desde o final do ano passado, a empresa já comercializa passagens para os dez novos destinos em todos os seus canais oficiais.