Região

HOMENAGEM

Nelson Barbosa e Luiz Ruaro, primeiros prefeitos de Alto Piquiri, são homenageados

12/11/2019 12H00

Luiz Ruaro recebe o Título entregue pelo vereador Milton Santos
Prefeito Cardoso entrega o Título ao primeiro prefeito Nelson Barbosa

Alto Piquiri – Uma cerimônia festiva marcou na sexta-feira passada, dia 8, a entrega dos Títulos de Cidadãos Honorários ao primeiro prefeito de Alto Piquiri, Nelson Rodrigues Barbosa (1961-65), e ao segundo prefeito Luiz Ruaro (1965-70). Apesar da idade avançada, Nelson com 93 anos e Ruaro com 103 anos, os dois fizeram questão de ir pessoalmente receber as homenagens.

A entrega das homenagens ocorreu durante a abertura da Expo Piquiri, no parque de exposições, e contou com a presença de um grande público. Bastante aplaudidos, eles recebem e agradeceram os certificados, ao lado de familiares e amigos.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador e presidente da Câmara Municipal, Milton Aparecido dos Santos. Segundo ele, é importante reconhecer em vida o trabalho das pessoas que ajudaram e ajudam a construir a história de Alto Piquiri. “São nomes que ficarão para sempre na nossa história”, disse. O prefeito Luiz Carlos Cardoso também participou da cerimônia e fez questão de enaltecer a carreira política de Luiz Ruaro e Nelson Barbosa na história de Alto Piquiri. “São exemplos que precisam ser seguidos”, disse.

Os agradecimentos, em nome de Nelson Barbosa, foram feitos pelo filho dele, Luiz Carlos Barbosa (1983-88), que também já foi prefeito do município. Ele disse que procurou sempre trabalhar pautado nos ensinamentos do pai que são o prestar atendimento igual a todos os cidadãos e buscar recursos para obras e serviços que atendessem a toda a comunidade. “Para a época, fizemos o que foi possível”, destacou.

Em nome de Luiz Ruaro, os agradecimentos foram feitos pelo filho dele, o médico ortopedista Francisco Ruaro. Ele falou da alegria de ver o pai firme e forte ser homenageado aos 103 anos de idade. E agradeceu a todos os vereadores que aprovaram a homenagem para um eterno filho de Alto Piquiri. “Um homem que dedicou a maior parte da sua vida na busca de melhorias para ajudar o município a se desenvolver”, concluiu.

Além do primeiro mandato, Nelson Barbosa cumpriu também o terceiro mandato de 1970 a 73 e Luiz Ruaro o quarto mandato de 1973 a 77.

Estiveram presentes ainda o deputado estadual e secretário do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, presidente da Amerios e prefeito de Brasilândia do Sul, Marcio Marcolino, além de outros prefeitos e vereadores.