Dr. Eliseu Auth

08/06/2021

Não precisa ter “mito”

08/06/2021 05H01

Eliseu Auth

Os dicionários definem mito como coisa inacreditável, sem realidade. É uma espécie de metáfora em linguagem simbólica que aponta para um mundo ideal, mas irreal. Se povos têm seus mitos, ninguém teve tantos como os gregos antigos. Sua imaginação foi à criação do mundo, na história de Prometeu e Pandora, segundo o livro “Mitos Universais”, de Jean Lang. Lá, explicaram o aparecimento do mal, antes mesmo do pecado de Adão e Eva, no fruto proibido do Jardim do Éden. Idearam o deus do Olimpo. Criaram lendas, heróis e deuses para seus desejos, medos e necessidades.

Tudo estava voltado à satisfação das pessoas. Mas, era só mitologia. Na vida, andei por muitas estradas. Escolhi caminhos quase sempre, de braços dados com o contraditório. Errei e acertei, mas aprendi a respeitar quem discorda de mim porque a vida é dialética e ondula entre teses e antíteses. Boas ideias cedem às melhores, toda vez que surge uma nova e boa síntese.

Neste momento de ódio, negacionismo e ataques a instituições democráticas instalados no governo federal, digo que torço que o presidente governe bem. Aliás, é seu dever. Se fosse, seria bom. Mas, sou antítese ao “mito” que alguns proclamam na figura do presidente, taxando de comunista quem dele discorda. E não é só pelo que disse antes. Deprimo diante das terríveis gestões na saúde e no meio ambiente. E já reafirmo que detesto qualquer tipo de ditadura. Governo que quero é de leis e não de déspotas. Extremistas de direita e de esquerda não suportam oposição e nem críticas que só a democracia admite. O método de chamar adversários de comunistas já foi usado por Hitler, carrasco dos carrascos. E deu no que deu.

Na Democracia, as instituições dos três poderes são sagradas. Pode-se discordar aqui e ali, mas nunca atacá-las. Uns governam, outros legislam enquanto Juízes e Tribunais aplicam as leis, resolvem as lides e protegem os cidadãos contra o arbítrio. Tudo isso sob os atentos dos jornalistas e da imprensa livre. Não tem mistério nisso. E não precisa ter mito.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).