Aragão Filho
Marcando presença na coluna de hoje, o jovem Leandro da Silva, novo gerente geral da Fipal em Umuarama, concessionária Fiat para Umuarama e região.
Afortunadamente, no caso do Pelé, a comida de arte que ele oferece atinge o paladar de todos. O futebol é desses raros exemplos de arte corporal e mental que promovem a felicidade unânime, embora dividindo a massa, pois a fusão íntima se opera em torno da beleza do gesto, venha de que corpo vier.
– Carlos Drummond de Andrade.
A trilha sonora de hoje é de Otis Redding.
Tem, entre outras, Love Man, Change Is Gonna Come, The Dock of the Bay…
Obrigado, seleção, por garantir mais um dia de dispensa mais cedo do trabalho, na próxima sexta…
– Celso Ribeiro.
– Ex-presidente Barack Obama confirma presença na posse de Lula…
– Ué, justo ele que disse em livro que Lula era corrupto?
Depois de Sérgio Moro, agora é a senadora eleita Damares Alves que também tem suas contas de campanha contestadas, com pedido de reprovação.
O Brasil não é fácil de entender…
“Eu acho que quem perdeu foi o povo brasileiro. Não tenho dúvida. Não é mais aquela história da ‘esperança venceu o medo’ não. É ‘o medo venceu a esperança”.
De Marcelo Queiroga, ministro da Saúde sobre a derrota de Jair Bolsonaro.
Em recente jantar na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO), Lula disse para quem quis ouvir que foi eleito por seu passado como presidente, não por causa do Partido dos Trabalhadores.
O senso geral é de que Lula é maior do que o PT, e que o partido mais atrapalha do que ajuda.
Por isso, petistas de alto calibre estão sendo “limados” do novo governo.
– Brasil 4 x 1 Coreia do Sul.
Depois da fase de grupos, a fase de treino.
O STF analisa a possibilidade de acabar com o orçamento secreto, ou emenda de relator, novo nome da velha prática.
O deputado Ricardo Barros (PP) defende que a PEC da Transição inclua essas emendas na Constituição e, assim, torne nula a decisão da Corte.
Ricardo Barros mandou o recado:
– “Eles (ministros do Supremo) sabem que isso vai ser feito e ficam querendo fazer graça. Tanto faz o que o STF decidir”.
A Agência do Trabalhador de Umuarama está entre as mais efetivas do estado em termos de colocação de mão de obra e de captação de vagas de trabalho.
A Regional de Toledo é a melhor do interior.
Também são destaques entre as melhores as regionais de Cascavel, Apucarana e Umuarama.
Reginaldo Barros está bem na foto.
Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora no dia 15 de dezembro 110 anos de história.
A UFPR é a universidade mais antiga do Brasil, fundada em dezembro de 1912 como Universidade do Paraná.
Já imaginou quantas mentes privilegiadas passaram por ali, quanto estas pessoas mudaram a história do Brasil e o tanto de bem a sociedade auferiu por ação direta da Federal do Paraná?
Impossível!
As escolas cívico-militares estão, aparentemente, com os dias contados.
Sinais de interlocutores do novo governo indicam que o modelo será, como dizem, “descontinuado”.
Certamente haverá resistência de pais de alunos, mas parece jogo jogado.
No Paraná, Ratinho Junior defende o modelo, mas depende de verba federal de contrapartida.
Isso vai acabar no Judiciário.
Pelo que foi coletado no Censo do IBGE até agora, 48,4% eram homens e 51,6%, mulheres.
E, ainda falando sobre Censo, está difícil saber quantos somos, falta colaboração das pessoas, falta recenseador…
Umuarama também participa da 14ª edição da Campanha do Brinquedo, ação solidária capitaneada pelo sistema Fecomércio (Sesc/Senac).
No ano passado a campanha arrecadou mais de 200 mil brinquedos.
A Associação Comercial é um dos pontos de entrega de doações, que podem ser feitas até o dia 23.
Os brinquedos podem ser novos ou estar em bom estado.
Morre Rosaria Lima, irmã de Chitãozinho e Xororó, e dupla cancela show Chitãozinho e Xororó lamentaram a morte da irmã, Rosaria Lima, em publicação feita nas redes sociais na segunda-feira, 5. O Estadão tentou contato com a assessoria para saber a causa e o local da morte, mas não obteve retorno sobre essas informações até o momento desta publicação. "É com profunda tristeza e enorme pesar que comunicamos o falecimento de Rosaria Lima, irmã de Chitãozinho e Xororó. A família agradece o entendimento de se reservarem nesse momento de profunda dor", dizia a nota enviada à imprensa. Uma das assessoras da dupla, no entanto, afirmou que apenas o show da segunda-feira, 5, no navio de Zezé Di Camargo e Luciano, fora cancelado. Ela não deu outras informações sobre a agenda de shows de Chitãozinho e Xororó. "Sobre ingressos, as pessoas devem procurar a organização do evento", completou sobre o cancelamento da apresentação. Chitãozinho usou as redes sociais nesta terça-feira, 6, para lamentar a morte da irmã e agradecer pelas mensagens de apoio de amigos e dos fãs. "Estamos passando por um momento muito difícil na nossa família. Perdemos a nossa irmã nesse final de semana. Eu quero agradecer o carinho de vocês e as mensagens que recebo dos fãs e amigos. Agora, só nos resta rezar pela alma dela. Que ela esteja no paraíso, junto de Deus", disse.
O Dia Mundial do Rio foi comemorado este ano em 24 de novembro, porém as atividades de preservação e cuidados com a natureza estão sempre na pauta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem diversos projetos de conservação dos mananciais, córregos e ribeirões que cortam a cidade. Um exemplo dessas ações foi o plantio de cerca de 100 mudas de árvores de espécies nativas, realizada na última sexta-feira (2) no Bosque dos Xetá, um dos principais cartões-postais de Umuarama.
Segundo a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, foram plantadas araucárias, ipês, jabuticabeiras, cedros, pitangas e perobas-rosa, entre outras mudas, que foram conseguidas em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra). “O plantio foi feito com a ajuda dos alunos do Colégio Atmos, que propôs essa parceria muito bem-vinda para garantir a preservação desses recursos fundamentais para a vida”, comentou.
Desde 2005 o Dia Mundial do Rio, criado pelas Nações Unidas é oficialmente comemorado. “Nesta data aproveitamos para reforçar, junto à população, a importância de preservarmos os rios, promovendo a conscientização e incentivar que mais pessoas lutem pela preservação da natureza como um todo. O IAT, sempre parceiro da Prefeitura, oferece apoio para que tenhamos o envolvimento ativo de todos para preservarmos a natureza”, pontuou o secretário Rubens Sampaio.
Kaline Soares, coordenadora do Colégio Atmos, acrescentou que a limpeza dos rios, o plantio de árvores e outras atividades para crianças fazem parte dos eventos realizados pela instituição de ensino, que tem por base a pedagogia afetiva, que valoriza as interações humanas e oportuniza vivências motivadoras, disciplinadas e equilibradas emocionalmente. “Acreditamos que aprender a cuidar do mundo começa com o cuidando de nossa cidade. E isso é muito significativo para nossos alunos”, observou.