Região

UNIÃO PELA VIDA

Municípios da região farão campanha para aumentar a doação de sangue

03/08/2021 11H21

Jornal Ilustrado - Municípios da região farão campanha para aumentar a doação de sangue
O assunto foi debatido nesta reunião na Amerios em Umuarama

Uma sugestão que começou na Câmara de Vereadores de Iporã pode ganhar todos os municípios da Amerios nas próximas semanas e, mais adiante, ser levada a outras regiões do Paraná. É a união em torno de campanhas regionais pela doação de sangue. Na Amerios, o assunto começou a ser discutido na sexta-feira e agradou aos prefeitos, religiosos, vereadores e outras lideranças.

A proposta surgiu com o vereador Marcos Gilberto de Abreu, apoiado pelo colega Alan Kelvin Bortolotti, na Câmara de Iporã. Eles propuseram ao prefeito Sérgio Borges incentivar uma campanha que una toda a região. E que Iporã servisse de modelo organizando caravanas de doadores de sangue para serem levadas até o Hemonúcleo em Umuarama.

Na sexta-feira se reuniram na Amerios prefeitos da região, secretários de Saúde, o chefe do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi, o coordenador regional da Casa Civil e ex-prefeito de Pérola, Darlan Scalco, padre Marcos, pastor Perci, o deputado estadual Evandro Araujo e outras autoridades. Ficou definido que nos próximos dias será feita nova reunião com os secretários municipais da Saúde e prefeitos para definir como será feita a campanha regional para cada município ter uma agenda e definir quantos doadores cada um vai levar até o município por mês.

Presente no encontro também esteve o presidente da Associação de Doadores de Sangue de Palotina, Sérgio Bernardes Mendes. Lá o pessoal é mais unido na associação que possui quatro mil inscritos e quando precisa de sangue nos hospitais os integrantes do grupo são logo convocados.

Para o chefe do Hemonúcleo de Umuarama, Cláudio Francisconi, a realização de uma campanha regional envolvendo os municípios será de grande valia para manter e até aumentar o estoque de bolsas de sangue no hemonúcleo. A coleta já chegou a manter 700 bolsas, o ideal seria acima de 800 bolsas, mas a realidade é que o número está sempre abaixo disso, segundo Francisconi, principalmente nestes períodos de frio intenso, fim de ano e outros, justamente quando aumenta a demanda. Cláudio elogiou a iniciativa e está confiante no sucesso da proposição.

O presidente da Amerios e prefeito de Icaraíma, Marcos Alex, disse que a proposta é para cada município manter contato com os doadores, fazer uma pré-triagem e transportá-los para a doação no hemonúcleo em Umuarama. O detalhe é que muitos doadores não têm como viajar até Umuarama, onde fica o ponto de coleta. Com a organização pelas secretarias de Saúde, isso ficará mais fácil, informou o prefeito. Ele acredita que a união vai dar certo e ajudará a aumentar o estoque de sangue no hemonúcleo.