Umuarama

UMUARAMA

Município recebe trator e vai ampliar os serviços oferecidos ao pequeno agricultor

23/10/2023 17H50

Jornal Ilustrado - Município recebe trator e vai ampliar os serviços oferecidos ao pequeno agricultor

A Secretaria Municipal de Agricultura recebeu um implemento agrícola que será de grande auxílio para os pequenos produtores rurais de Umuarama, fazendo a diferença principalmente na correção e no preparo do solo. Um trator traçado da marca New Holland, modelo TL5.100, avaliado em cerca de R$ 330 mil, foi entregue pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) ao prefeito Celso Pozzobom e ao secretário João Megda, na manhã desta segunda-feira, 23.

O implemento foi adquirido com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, graças a emenda da bancada federal do Paraná ao orçamento da União, com apoio do deputado federal Luciano Ducci.

“Esse trator vai ajudar bastante, pois nós temos implementos agrícolas e estamos adquirindo ainda mais equipamentos para poder atender melhor à agricultura familiar. Agradecemos apoio do deputado e o empenho da Seab, que é nossa parceira em muitas ações”, destacou Pozzobom.

O secretário da Agricultura, João Megda, que também é agricultor e sabe das dificuldades para se manter na zona rural, lembrou que a Prefeitura tem uma série de programas de apoio ao produtor, e que a aquisição de implementos agrícolas – seja com recursos da União, do Estado ou próprios – é uma preocupação constante da administração municipal.

“O prefeito Celso é produtor rural, conhece as necessidades e dificuldades que o agricultor enfrenta no dia a dia e trata a agricultura como prioridade. Por isso temos apoiado os produtores com várias iniciativas, incluindo insumos, conservação de estradas e apoio no manejo das propriedades”, destacou. “Essa é mais uma máquina que se junta à frota da Secretaria de Agricultura para atender aos pequenos agricultores”, reforçou.

De acordo com o chefe do núcleo regional da Seab em Umuarama, José Antônio de Andrade Duarte, a libração do trator faz parte do Programa de Recuperação da Trafegabilidade nas Estradas, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do governo federal, que contempla municípios de vários Estados do país. “Umuarama foi garantida no programa graças ao trabalho dos deputados da bancada. Temos várias parcerias entre o Estado e o município e trabalhamos em conjunto pelo desenvolvimento da agropecuária local”, apontou.

Estiveram presentes à entrega, ainda, o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do paraná (IDR/PR) em Umuarama, Rafael Meier de Mattos, os secretários municipais de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, de Serviços Públicos, Carlos Alberto de Assis – o Nego d’Água – e Waltinho Sucupira, do Meio Ambiente, o diretor do Departamento de Segurança Alimentar do Estado em Umuarama, Cláudio Marconi, e outros representantes do Estado com atuação no setor agropecuário.