UMUARAMA
Moradores que cultivam uma horta comunitária embaixo da linha de transmissão de energia da Copel no Jardim Nova América, imediações do Jardim São Cristóvão, receberam mais um importante apoio da Prefeitura para o desenvolvimento dos seus canteiros. A Secretaria Municipal de Agricultura distribuiu recentemente cerca de 300 palanques de eucalipto tratado para a cobertura da horta com tela de sombreamento, um material que ajuda a regular a exposição das plantas ao sol.
A entrega foi feita pelo prefeito Celso Pozzobom, que faz questão de acompanhar pessoalmente o desenvolvimento da horta, e pelo secretário de Agricultura do município, João Megda. “O apoio para o sombreamento é mais um dos incentivos que a Prefeitura oferece aos moradores, desde que estabelecemos o convênio com a Copel para a utilização da área embaixo das linhas de energia”, lembrou o prefeito.
A horta ocupa uma área de quase 10 mil m² em um espaço de 13,8 mil m², localizado entre as ruas Antônia Paro Galmassi e Francisco Gonçalves de Macedo. O projeto, de grande alcance social, beneficia mais de duas dezenas de famílias da região com a possibilidade de produzir alimentos de qualidade para o próprio consumo e até para comercialização, caso haja excedentes.
Lançada em agosto de 2021, a horta produz uma grande variedade de verduras, legumes, tubérculos e temperos e é cuidada pelos moradores. Cada um tem seus próprios canteiros. “É gratificante ver o pessoal cuidando da terra e retirando alimentos daqui. Para ajudá-los a melhorar a produção, doamos os palaques para o sombreamento e vamos instalar um poço artesiano para irrigação”, anunciou Pozzobom.
O secretário João Megda explicou que desde o início do projeto a Prefeitura fornece insumos para o preparo da terra e orientações técnicas. “Temos um convênio com o curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fornece assistência pela Consultoria Agropecuária Júnior com visitas semanais dos acadêmicos, e com o programa Cultivar Energia, da Copel”, lembrou.
“Agora entregamos os palanques para o sombrite, que vai ajudar a controlar a incidência do sol nas plantações, e em breve implantaremos o poço artesiano e um reservatório de água para garantir a irrigação, nos períodos de estiagem. A horta vai ficar cada vez melhor e ainda há espaço para novos canteiros e mais moradores”, completou o secretário.