Umuarama

UMUARAMA

Município de Umuarama compra ônibus e vai assumir o transporte coletivo urbano

19/03/2025 09H15

Jornal Ilustrado - Município de Umuarama compra ônibus e vai assumir o transporte coletivo urbano

O Município de Umuarama vai assumir o transporte coletivo na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Fernando Scanavaca em visita ao Ilustrado, na tarde desta terça-feira (18).

Atualmente, o serviço está sendo prestado em caráter provisório pela Viação Umuarama, já que o contrato de concessão está vencido.

A previsão é que a mudança ocorra até junho, quando chega ao fim o contrato temporário que o Município mantém com a Viação desde 2023. Para isso, a atual administração adquiriu a título de fundo perdido 10 ônibus e 05 micro-ônibus e pretende comprar mais dois coletivos. O investimento é de R$ 15 milhões.

Segundo Scanavaca, o projeto é que o Município tenha a frota nova e contrate via licitação, uma empresa para fazer a gestão do transporte coletivo urbano mediante o recebimento de uma taxa de administração. A princípio o percentual será de 5%. Atualmente a Prefeitura repassa mensalmente para a empresa que presta o serviço R$ 350 mil.

MOBILIDADE

A ação é mais uma das séries que devem ser implantadas na cidade no decorrer do ano para melhorar a mobilidade. Um transporte mais eficiente, amplo e rápido reduz a quantidade de carros e motos em circulação, promovendo um trânsito mais tranquilo e seguro.

Atualmente a frota do transporte coletivo em circulação roda 90 mil km por mês e ainda assim é ineficiente, pois muitos bairros e loteamentos novos ainda não possuem o serviço. Ao contrário de outras cidades do mesmo porte, Umuarama cresceu na horizontal e não verticalmente. Com isso, as pessoas moram mais longe da área central e também de seu trabalho, o que leva ao deslocamento através de carros ou motos.

Essa realidade faz com que proporcionalmente tenhamos uma das maiores frotas veiculares do Estado. Comparativamente em janeiro de 2024, dados do Detran Paraná apontavam que em Paranavaí a frota veicular era de 74.156 unidades. Em Campo Mourão 79.516 e em Umuarama 94.797 veículos. Deste total, quase 27 mil são de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Reduzir a quantidade de veículos em circulação é efetivamente um desafio, e grande.

IMBRÓGLIO

Juridicamente o serviço de transporte coletivo urbano é obrigação do Município. Ele é que tem a competência administrativa para isso. Em Umuarama, há muitos anos quem realiza esse serviço público de forma terceirizada é a empresa Viação Umuarama.

Em 2023 a administração do município e a empresa firmaram um termo prorrogando a validade do contrato. Mas o Ministério Público entrou com uma ação civil pública pedindo o cancelamento. A justificativa é que a lei usada para embasar a negociação já não estava mais em vigor e que seria necessária uma nova licitação.