Pegadinhas?
Com embalagens e preços parecidos, produtos alimentícios consagrados do mercado varejista mudaram a formulação e em algumas situações, o consumidor acaba comprando “gato por lebre”. É o caso do leite em pó, que agora também está sendo vendido como composto lácteo. A orientação do Procon de Umuarama é para o consumidor ficar atento ao rótulo dos produtos e denunciar quando se sentir lesado.
Além do leite em pó, o leite condensado e creme de leite também precisam de atenção do consumidor na hora da compra, pois o preço e as embalagens na maioria das vezes não difere do tradicional produto. “Creme de leite virou creme culinário e o leite condensado uma mistura láctea condensada de soro de leite e leite. O duro que as embalagens são parecidas e ficam no mesmo lugar onde vendem os produtos tradicionais”, alertou a consumidora Mariana.
Segundo secretário de Defesa do Consumidor de Umuarama, João Paulo Souza Oliveira, existe um órgão fiscalizador dessa situação, que seria o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). “Pesquisei no Conar se já havia denúncia a esse respeito e tem, como também, foi pedido para as indústrias realizarem a mudança na embalagem. Porém a mudança é tão sutil que não causa muito efeito”, disse.
O secretário orienta o consumidor a denunciar ao Procon, quando de alguma forma, se sentir lesado por propagandas que induzem ao erro. “Tire fotos dos produtos e ligue para o Procon. O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 37, considera abusivo a tentativa de induzir o consumidor ao erro. Desta forma, o Procon pode instaurar processos administrativos e se verificar a prática, sancionar através do decreto federal. Com a denúncias podemos levar esses questionamentos até o Conar”, explicou.
Mesmo com a correria do dia a dia, o consumidor deve ficar atento aos rótulos nas embalagens dos produtos, orientou Oliveira. “Precisamos prestar muita atenção na hora de aquisição de um produto, principalmente, como o iogurte e a bebida láctea, leite em pó e o composto lácteo, o leite condensado e a mistura láctea condensada de soro de leite e leite. Quando o consumidor achar algo que se encaixa na publicidade enganosa, pode acionar o Procon”. Disse.
É um produto em pó, resultado da mistura de leite ou derivados e outras substâncias não lácteas, como soro de leite, óleos vegetais, açúcar e substâncias químicas para dar sabor, aroma, aumentar a durabilidade entre outros. De acordo com a regulamentação, o produto somente é considerado composto lácteo quando sua base láctea for de 51%, no mínimo, ou seja, pouco mais da metade de sua composição precisa conter leite e seus derivados.