Policial

MAIO AMARELO

Motos representam apenas 26,8% da frota e motociclistas são os que mais morrem

29/04/2019 09H03

moto-acidente

Abril está chegando ao fim e com a aproximação de maio, vem também a campanha internacional Maio Amarelo, que busca conscientizar pedestres e condutores sobre a necessidade de uma convivência pacífica no trânsito.

Esse ano o enfoque da campanha em Umuarama será o motociclista. Somente este ano, 7 pessoas morreram no trânsito da Capital da Amizade. Deste total, cinco estavam de moto e destes, três apresentavam sintomas de embriaguez, segundo informou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer. Os dados são do Corpo de Bombeiro e Polícia Militar.

FROTA

A frota veicular de Umuarama registrada até fevereiro de 2019 é de 82.204, segundo o Detran-PR. Deste total, motos e motonetas juntas representam apenas 26,8% do total em circulação, mas estão diretamente envolvidas na maior parte dos acidentes com vítimas. Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros atendeu 281 acidentes dentro da cidade, sendo que em 67,61% (190) deles havia ao menos um motociclista envolvido.

MAIS ACIDENTES

O mês campeão foi março, quando 65 colisões envolveram motos, seguido de fevereiro com 53 casos e janeiro e abril, empatados com 36 cada. “A maior parte dos acidentes são causados principalmente pela imprudência, como cruzamento de vias preferenciais, passar no sinal vermelho, embriaguez e a distração”, enfatizou o comandante do Trânsito do 25º BPM, tenente Thiago Shiguihara.

INFRAÇÕES

Segundo Dianês Piffer, as principais causas elencadas pela PM e pelo Corpo de Bombeiros como fonte de acidentes são: excesso de velocidade, embriaguez, imprudência, desrespeito a sinalização e falta de atenção.

“Precisamos conscientizar os motociclistas sobre a importância de não andar em meio aos carros, de ultrapassar somente pela esquerda e respeitar o limite de velocidade, pois eles são muito mais frágeis no trânsito”, salientou Dianês.

Maio Amarelo

Durante todo mês de maio a Umutrans em parceria com o 25º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Detran e Conselho Municipal de Trânsito vão realizar uma série de ações visando conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de se respeitar as normas de trânsito.

Entre as ações estão a realização de blitzes educativas e de fiscalização, o uso do etilômetro em todos os períodos e a simulação de um acidente de trânsito em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Também está previsto a distribuição de panfletos, cartazes em repartições públicas, além de distribuição de material educativo nas escolas municipais, que será feita pelos professores, através de parceria com a Secretaria de Educação.