Umuarama

Orientação

Morte em silo alerta para a possibilidade de evitar os acidentes de trabalho

18/01/2021 09H10

A morte de um homem ocorrida em um silo de grãos, em Umuarama, é um alerta para os perigos relacionados ao acidente de trabalho. No Brasil foram registrados 582.507 mil acidentes envolvendo trabalhadores formais em 2019, segundo a secretaria da Previdência. Neste cenário, o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Enoque Gomes da Silva, concedeu entrevista ao jornal Umuarama Ilustrado para sanar dúvidas de legislação e levar orientações para empregadores e empregados.

Enoque Gomes da Silva é natural de Umuarama e hoje é diretor técnico da empresa BSAFE – Gestão, Segurança e Meio Ambiente em todo Paraná. Conforme o engenheiro, os números de acidentes de trabalho no Brasil vão além dos oficiais, quando são consideradas as ocorrências relacionadas aos trabalhadores informais. Silva ainda enfatizou, que parte desses registros negativos poderiam ser evitados, caso as normas reguladoras (NRs) fossem seguidas e desta forma prejuízos psicológicos e materiais incalculáveis não existiriam.

Enoque Gomes da Silva é natural de Umuarama e hoje é diretor técnico da empresa BSAFE

“Empresas com visão de futuro possuem uma abordagem pró-ativa em relação ao gerenciamento de suas instalações e segurança ambiental. É mais seguro e menos dispendioso evitar os perigos ambientais em relação a lidar com suas consequências. Além disso, aquelas instalações cujas operações incluem possíveis perigos ambientais e de segurança, são obrigadas a fornecer diversos relatórios de segurança e avaliações de risco”, explicou.

O engenheiro, que está retornando para Umuarama, após 22 anos trabalhando e estudando em São Paulo e nos últimos quatro anos nos Estados Unidos, esclareceu que a prevenção do acidente de trabalho deve seguir as legislações específicas, criadas visando a proteção e saúde do trabalhador para todos os ramos de atividades. “Além disso, é preciso focar na gestão, que possibilita às empresas melhores práticas com o pessoal, de produção e equipamentos” ressaltou.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Com experiência em estudos de segurança e uma gama de cenários de trabalho, o engenheiro Enoque voltou a ressaltar que o acidente pode ocorrer em diversos setores e também ser evitado. O primeiro passo para reduzir as possibilidades de acidentes, é a realização de um levantamento de investigação dentro do ambiente de trabalho, seja indústria ou varejo, realizado por empresa qualificada.

“Para entender os fatores que levam ao acidente de trabalho e evitá-los, nossa equipe de avaliação faz uma análise completa das instalações e equipamentos do local. Examinamos arquitetura, escritórios técnicos e sistemas administrativos. Também podemos trabalhar com instalações que possuem vários locatários, além de incluir investigações de seguros, órgãos de inspeção e comitês de saúde e segurança”, noticiou.

A prevenção do acidente de trabalho ainda passa pelo estudo de segurança ambiental exigido por lei, para instalações com risco de acidentes graves. “Para isso ajudamos a empresa a cumprir as regulamentações exigidas ou podemos trabalhar para implementar um sistema projetado. Desta forma, o empresário terá a certeza de que a empresa ou indústria opera em conformidade, protegendo os trabalhadores e preservando o meio ambiente”, alertou.

BSAFE

No caso da BSAFE, a empresa é uma consultoria de gestão, segurança e meio ambiente em que os clientes confiam para gerenciar seus problemas e demandas em Gestão, Higiene Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. A empresa está apta a atender em todo o território nacional através de parceiros comerciais e com atendimentos próprios em Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Mourão, Umuarama, Cascavel, Maringá, Campinas e São Paulo, além de uma unidade móvel para atendimento IN COMPANY.

Serviço

Contado da BSAFE para Umuarama, Campo Mourão e Maringá: (44) 99750-5353

Whatsapp: (41) 99587.2152

E-MAIL: comercial@besafeeng.com.br

SITE: www.besafeeng.com.br