Paraná

Vítima da covid-19

Morte de radiodifusor e presidente da Aerp deixa o setor em luto no Paraná

15/04/2021 17H42

Jornal Ilustrado - Morte de radiodifusor e presidente da Aerp deixa o setor em luto no Paraná
Michel Micheleto era advogado, diretor da rádio e portal Banda B e presidente da Aerp

Curitiba – Faleceu na madrugada desta quinta-feira e foi sepultado à tarde em Curitiba o diretor executivo da Rádio Banda B, José Heriberto Micheleto, mais conhecido como Michel Micheleto, aos 59 anos de idade, em decorrência de complicações da covid-19. Ele também presidia a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) desde 2020. Michel estava internado em Curitiba desde o dia 20 passado. Deixa dois filhos e esposa.

Formado em administração de Empresas e Direito, Michel Micheleto entrou para a radiodifusão em 2000 e, além de advogado respeitável passou a ser um comunicador de destaque no Paraná. Participou ativamente da criação do Portal Banda B, um dos mais visitados de Curitiba.

A morte de Micheleto comoveu não apenas os familiares, colegas de trabalho e amigos, mas a grande legião de seguidores que ele conseguiu fazer ao longo da sua trajetória.

O diretor do Ilustrado e da rádio Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho, que integra a diretoria da Aerp como vice-presidente da região Noroeste, lamentou a morte do radiodifusor que admirava muito pela sua competência e honestidade à frente da Associação.

O histórico de vida de um Michel Micheleto que sempre pregava o respeito ao próximo

Por Fernando Morgado, escritor e consultor

“Eu sou do Brejão”. Era assim, cheio de orgulho, que José Heriberto Micheleto gostava de se apresentar. Ele nasceu no município paranaense de Jacarezinho e viveu uma infância simples. Para continuar seus estudos, teve que sair da casa dos pais aos nove anos de idade. Aos 12, começou a trabalhar. Após muita luta, conseguiu graduar-se duas vezes: a primeira em administração de empresas (1982) e a segunda em direito (1988). Trabalhou junto ao movimento cooperativista no Paraná e, depois, na Companhia de Cigarros Souza Cruz. Como advogado, especializou-se na área de responsabilidade civil sobre erro médico.

E foi como advogado que Micheleto entrou no setor de comunicação. Em 2000, ele aceitou o convite de Luiz Carlos Martins para reestruturar a recém-criada Banda B. O projeto deu certo e fez nascer em Micheleto uma paixão tão grande pelo rádio que o motivou a atuar também diante do microfone, onde se consagrou com o pseudônimo Michel Micheleto. No ar, ele levava palavras de ânimo, esperança e otimismo por meio do quadro “Encontro com Você” e do programa “Festa da Fé”, ambos com alta audiência na região metropolitana de Curitiba.

Em paralelo à sua atuação como diretor executivo e comunicador da rádio Banda B, Michel Micheleto abriu novas frentes de trabalho. Formou um grupo empresarial que inclui a Natuclin, que fabrica e vende produtos naturais, e o escritório Micheleto Advogados Associados. Em 2010, lançou o portal Banda B, que se tornou referência dentro e fora do Paraná.

Michel também foi um palestrante aclamado e grande filantropo, atuando voluntariamente para várias instituições sociais. Ocupou diversos cargos na Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) até assumir a presidência da entidade, em 2020. Ele também integrou o Conselho Superior de Rádio da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão).

Michel Micheleto era um ser humano com muitos amigos e admiradores. Ele cativava pelo carinho, empatia e generosidade. Católico fervoroso, mostrou que é possível conciliar o sucesso nos negócios com o respeito ao próximo. E este exemplo é o principal legado que ele nos deixa, algo muito maior que todos os empregos, empresas e programas que criou.

Luto na radiodifusão

“O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Michel Micheleto, presidente da Aerp e declara por meio de sua diretoria e equipe, luto oficial de 3 (três) dias para a radiodifusão paranaense”.

Equipe do Sert

Governador Ratinho Jr lamenta a morte de Michel Micheleto

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lamenta profundamente a morte de Michel Micheleto, diretor executivo da rádio Banda B e presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp).

“Michel foi um dos comunicadores mais importantes do Paraná. Deixa como legado a credibilidade e um trabalho incansável em prol das rádios, uma das grandes paixões do paranaense. Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos”, disse o governador. 

A Aerp, entidade que presidia, é uma das mais respeitadas do Brasil. Foi fundada em 19 de julho de 1975 e conta com mais de 320 associados.

Michel Micheletto foi um exemplo para o País

A comunicação paranaense perdeu nesta quinta-feira (15) uma de suas principais referências. Michel Micheleto, diretor executivo da rádio Banda B e presidente daAssociação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), morreu vítima da Covid-19, aos 59 anos.

“A rádio e o jornalismo de credibilidade eram suas verdadeiras paixões. Michel pensava no ouvinte, no papel comunitário dos meios de comunicação, na transformação digital e na perspectiva de ajudar a criar uma sociedade mais justa. Trabalhava com muita dedicação, serenidade, otimismo e era querido pelos seus colegas e pelas pessoas que o conheceram”, disse João Evaristo Debiasi, secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Segundo ele, Michel foi exemplo para todo o País. “Falava com jornalistas e autoridades de outros estados, palestrava, ensinava os mais jovens e era, como não podia ser diferente, bom ouvinte. Michel tinha muito zelo pela informação qualificada, principalmente nessa era de notícias falsas”, acrescentou. 

A Aerp, entidade que presidia, é uma das mais respeitadas do Brasil. Foi fundada em 19 de julho de 1975 e conta com mais de 320 associados.

“É dia de silêncio na rádio. Em nome da Comunicação do Governo do Paraná, meus profundos sentimentos”, disse Debiasi.

Da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná

Nota de Pesar

“É com muita tristeza que recebemos a notícia da perda do presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e diretor executivo da Rádio Banda B, Michel Micheleto. Mais uma figura importante que a Covid-19 calou nessa pandemia. A ele que sempre deu voz a todos nós, fica aqui nosso reconhecimento, agradecimento e nossos sentimentos aos familiares”.

Roberto Requião e Deputado Estadual Requião Filho

“Em nome da cidade de Curitiba, manifesto meu pesar profundo”, diz Rafael Greca sobre morte de Micheleto

“Nos associamos a todos que queriam bem Michel Micheleto, idealizador e proprietário da Rádio Banda B. É mais uma vítima da covid-19. Que seja sua memória lembrada por todos nós pela eficiência dos serviços de comunicação. Possam os anjos velar seu descanso com cânticos de glória, pelo muito que amou e trabalhou. Consolo as mulheres e filhos. Em nome de toda cidade de Curitiba, manifesto o meu pesar profundo”, afirmou Greca.