LUTO
A comunidade de Douradina se despediu ontem do pioneiro Manoel Ribeiro de Oliveira, que morreu aos 79 anos de causas naturais. Ele foi uma das lideranças mais expressivas do município nas últimas décadas, sendo inclusive o principal responsável pela criação do município em 1983. A perda deixou Douradina consternada e o prefeito Oberdam José de Oliveira, decretou luto oficial no município.
Em 1983, Manoel Ribeiro assumiu o cargo de primeiro prefeito da cidade de Douradina, quando ajudou o município a dar os seus primeiros passos, a se estruturar para chegar hoje a uma das cidades mais desenvolvidas da região. Depois, ainda foi prefeito de 1992 a 96 e vereador de 2005 a 2008. Dos 41 anos da Prefeitura de Douradina, dez foram governados por Manoel. E ele será sempre lembrado por sua dedicação e contribuições inestimáveis à comunidade.
A história
Manoel Ribeiro de Oliveira nasceu em Maringá, filho de Eduardo Ribeiro de Oliveira e Laudelina Maria de Jesus. Aos 12 anos, em 1959, mudou-se com a família para Douradina, onde seus pais adquiriram uma propriedade rural. Desde cedo, Manoel demonstrou interesse pela administração e documentação, realizando serviços de datilografia e elaborando documentos essenciais para a comunidade.
Em 1967, casou-se com Clementina Gimenes Ribeiro, com quem teve quatro filhos: Cely Regina, Adriana, Pitia e Manoel Júnior. Em 1974, Manoel passou em concurso público para cartorário e assumiu o Cartório de Porto Camargo. No ano seguinte, em 1975, assumiu o Cartório de Douradina, onde começou a construir seu caminho como líder comunitário.
Manoel foi um dos grandes defensores da emancipação de Douradina em 1979. Em 15 de novembro de 1982, Manoel foi eleito o primeiro prefeito de Douradina, assumindo o cargo em 1º de fevereiro de 1983, quando Douradina se desligou de Maria Helena. E o município começou do zero, como dizia o próprio Manoel Ribeiro “sem nennhum lápis”. Sua gestão foi marcada pela construção de uma base sólida para o desenvolvimento da cidade, incluindo a instalação da sede da Prefeitura, a aquisição de maquinários, a pavimentação de ruas, e a construção de importantes infraestruturas, como a Praça Central Eduardo Ribeiro, o Estádio Municipal e várias escolas e postos de saúde.
Ele também auxiliou na construção da Igreja Católica local e foi presidente da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) por duas vezes. Após seu mandato como prefeito, foi eleito vereador na gestão de 2005 a 2008, continuando a trabalhar em prol da comunidade.
Em outubro do ano passado, Manoel Ribeiro foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Douradina, uma honraria da Câmara Municipal que refletiu o profundo respeito e admiração que a comunidade tinha por ele.
O corpo de Manoel foi velado na Capela Municipal e o sepultamento ocorre nesta terça-feira (13) .