UMUARAMA
Genedly Constantino de Oliveira, mais conhecido como Lili Constantino, faleceu na manhã desta quarta-feira (26), aos 84 anos, após sofrer um mal súbito em sua residência em Belo Horizonte (MG). Ele deixa esposa, quatro filhos e um legado marcante no setor de transportes no Brasil.
Reconhecido como o “pai” da Viação Umuarama, Lili Constantino adquiriu a empresa em setembro de 1998, tornando-a referência no transporte rodoviário no Paraná e Mato Grosso do Sul. Além disso, foi pioneiro no transporte coletivo em Minas Gerais, consolidando-se como um dos nomes mais importantes do setor no país.
HOMENAGEM E LEGADO
Além de sua contribuição empresarial, Lili Constantino era um homem comprometido com causas sociais. Fundou a Fundação Lili Constantino, que há quase quatro décadas realiza importantes ações comunitárias, ajudando milhares de pessoas.
Para homenageá-lo, a Viação Umuarama realizará uma carreata com diversos ônibus da empresa pelas ruas de Umuarama. O tributo está marcado para as 10h desta quinta-feira (27), conforme anunciado por Israel Barbero, gerente-geral da viação.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O velório de Lili Constantino será realizado na Sala Memorial – 01 do Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, das 8h30 às 11h30 desta quinta-feira (27). O sepultamento ocorrerá logo após a cerimônia.
HISTÓRIA DA VIAÇÃO UMUARMA
Com 63 anos de trajetória, a Viação Umuarama se destaca como uma das principais empresas de transporte rodoviário no noroeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Fundada em junho de 1962, a empresa começou operando linhas intermunicipais entre Umuarama, Guaíra, Toledo e Formoso do Oeste. Em 1967, passou a atuar no transporte urbano de passageiros em Umuarama, onde ainda mantém concessão.
Ao longo dos anos, a empresa expandiu suas operações, chegando ao Mato Grosso do Sul em 1968 e iniciando linhas interestaduais em 1986.
A aquisição da Viação Umuarama pelo Grupo GABRASIL, da família Constantino, ocorreu em 1998, marcando um novo ciclo de modernização e crescimento.
Em 2000, ampliou suas atividades para o mercado internacional, conectando Mundo Novo (MS) a Salto del Guairá, no Paraguai. Atualmente, opera 41 linhas intermunicipais e interestaduais, atendendo mais de 36 municípios.