Umuarama

FRUTA O ANO TODO

Morango sem agrotóxico e produzidos em estufa agregam na renda do produtor rural

19/07/2020 07H05

morango_umuarama_lovat

Com a chegada do inverno a colheita dos morangos na região de Lovat, distrito de Umuarama, começou. Mas na propriedade dos Fadellis o fruto dá o ano todo, pois a produção é feita no sistema de estufa, com as plantas suspensas em slabs.

O casal Airton Fadelli e Ivanilde Menezes Soares, que deixaram a cidade para buscar no campo uma vida saudável, são pioneiros no sistema e tem orgulho em dizer que não utilizam agrotóxico na planta.

Quando deixaram a cidade e compraram a tão sonhada propriedade rural, em Lovat, o casal começou a produzir café, laranja e banana, mas foi com o morango em estufa que a diversificação da produção começou a gerar sustentabilidade.

Hoje Airton continua cuidando do café, da laranja e da banana, mas ele também divide o tempo para ajudar Ivanilde na produção do morango, que se transformou na paixão dos agricultores.

“Uma pequena propriedade precisa de diversificação. No morango em slabs começamos há três anos e é uma cultura que precisa de zelo e carinho, mas também tem boa rentabilidade”, disse o agricultor.

O morango em estufa é produzido em slabs (sacos com substrato), ou seja, a planta cresce nos sacos com substratos, por onde também passa uma mangueira que leva fertilização e a irrigação necessária para suprir as necessidades da planta.

“Começamos plantando no chão, mas não nos adaptamos. Então fomos para Marialva buscar informações sobre estufa e slabs. O sistema produz menos se comprado com o fruto plantado no chão, mas aqui produzimos o ano todo”, explicou Fadelli.

SEM AGROTÓXICO

morango_umuarama_sem_veneno

Ivanilde é quem passa mais tempo com os morangos e segundo ela a plantação não recebe agrotóxicos químicos e para controle das pragas usa ácaros predadores e produtos biológicos. “Não usamos agrotóxico na nossa produção, temos as abelhas na estufa que fazem a polinização das flores do morango e caso tivesse veneno elas morreriam”, ressaltou.

COMO COMPRAR?

morango_slab_umuarama

Produzindo entre 50 a 60 quilos de morango por semana, durante os doze meses do ano, o casal de agricultores utiliza o WhatsApp, pelo número (44) 9956-9747, para anotar os pedidos. Além do canal via internet, eles também realizam a venda de rua e com isso completam a renda da propriedade rual, junto com o café, a laranja e a banana.

“Vendemos para as confeiteiras, lanchonetes, sorveterias, e também para os clientes que levam para casa. Hoje o carro-chefe é o morango junto com o café. O café nos mesmos fazemos e entregamos para o consumidor”, explicou Ivanilde.

PRODUÇÃO DE UMUARAMA

moroango_estufa_slab

Na região de Umuarama, as plantações de morango estão quase todas localizadas no distrito de Lovat e ao todo são 33 produtores registrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Em relação a produção da fruta, no ano passado foram colhidas 200 toneladas e com o frio e a chuva dos últimos anos a expectativa para 2020 é para uma boa colheita.