Umuarama

Umuarama

Moradores do São Cristóvão pedem solução para cheiro de esgoto no bairro

18/04/2023 09H08

Jornal Ilustrado - Moradores do São Cristóvão pedem solução para cheiro de esgoto no bairro

Moradores do Jardim São Cristóvão de Umuarama buscaram o jornal Umuarama Ilustrado para denunciar o aumento do mau cheiro pairando no bairro. Conforme os umuaramenses entrevistados, o forte odor vem da Estação de Tratamento de Esgoto de Umuarama – Pinhalzinho – da Sanepar.

O empresário e morador do bairro há 40 anos, Carlos Torres Ferraz, foi um dos moradores do bairro que contou sobre a situação. Segundo ele, o cheiro de esgoto sempre ocorreu no bairro, mas antes se limitava próximo à estação de tratamento. “Sempre teve o mau cheiro e tinha até melhorado, mas depois que fizeram uma obra aqui o cheiro aumentou demais e está insuportável. Isso faz mais de dois meses”, disse o empresário.

Segundo o presidente da associação dos moradores do bairro São Cristóvão, Jean Carlos, o Gegê, a insatisfação é geral, pois em vários pontos do bairro existe a reclamação do mau cheiro. “Hoje acreditamos que esse cheiro sai da estação de tratamento e está chegando na parte alta do bairro e até na rodovia PR-323. Tem reclamação de mulher grávida passando mal, pessoas com dor de cabeça, enjoo, vômitos. Momentos de família estão sendo perdidos por esse cheiro, pois as visitas vão embora, pois não aguentam o fedor”, explicou.

NOTA DA SANEPAR

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sanepar sobre a situação. Em nota a empresa garantiu que a Estação de Tratamento de Esgoto de Umuarama está funcionando normalmente. Confira a nota:

“A operação do sistema de coleta e tratamento de esgoto Umuarama segue dentro da normalidade, sem nenhuma alteração registrada nos últimos dias. É natural a geração de gases no processo de transporte e tratamento do esgoto. Porém, a Estação de Tratamento de Umuarama possui queimadores de gás nos reatores e cortina verde que funciona como barreira, reduzindo os impactos da geração de odores característicos do esgoto.

Recentemente, a Sanepar investiu R$ 27 milhões em obras de melhorias, ampliação e modernização da estação para dotá-la de maior eficiência e eficácia. Nas obras foi implantado ainda sistema de pós-tratamento com lodo ativado, para reduzir ainda mais a dissipação de odores. Quando há alteração climática, como chuva, se acentua a dissipação de odores em virtude dos lançamentos irregulares de esgoto nas galerias de águas pluviais, a Sanepar sistematicamente trabalha na fiscalização destas ligações com o objetivo de garantir a destinação correta do efluente.”