UMUARAMA

Moradores do Jardim das Garças III, em Umuarama, utilizaram as redes sociais para denunciar um possível crime ambiental na região. Segundo vídeos divulgados na internet, a Sanepar teria despejado esgoto em um dos rios do bairro após um problema elétrico na estação de bombeamento. O incidente causou mau cheiro e revolta entre os moradores, que afirmam conviver com a situação há anos.
Jaqueline Frugere Tavares, 33 anos, auxiliar administrativa e moradora da Rua Ana Júlia Eduvirgem desde 2018, relatou que o problema é recorrente e se repete principalmente aos finais de semana.
“Desde meados de 2018 a gente percebe esse problema pelo odor. Quando saímos de casa, ouvimos um barulho forte, como uma pressão na água. Tem uma fonte de água limpa perto de casa, mas eles soltam o esgoto ali. Normalmente isso acontece aos domingos e feriados, justamente quando não temos a quem recorrer”, conta Jaqueline.
Ela explica que a água fica turva, suja e com cheiro forte, espalhando-se por todo o bairro.
“Já fomos atrás do Iate [Clube], já ligamos, mas nunca vêm na hora. Até procurei um advogado, mas ele disse que eu teria que provar o lançamento de esgoto, o que é difícil, pois a perícia precisa ser feita no momento do despejo. Mesmo assim, continuamos reclamando”, afirmou.
A supervisora de loja Ana Carolina de Andrade, 35 anos, também mora no bairro há oito anos e relata o mesmo drama.
“Sempre sofremos com o cheiro, principalmente em época de chuva. Às vezes você está comendo e o cheiro é tão forte que dá vontade de vomitar. Para receber visitas é constrangedor, e o mau cheiro dura horas. Já denunciamos para políticos, imprensa, IAT… mas a situação continua. E para mim, que estou grávida de cinco meses, fica ainda mais difícil”, desabafa.
Confira vídeo feito por um morador:
Ação do IAT
O Jornal Ilustrado entrou em contato com o chefe do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT), Luis Carlos Borges Cardoso. Ele confirmou que a denúncia chegou na segunda-feira (8) por meio da reportagem.
“Assim que recebemos o vídeo, enviamos uma equipe ao local para coletar amostras, mas como o despejo ocorreu no dia anterior e era água corrente, não havia mais o que coletar. Mesmo assim, iremos notificar a Sanepar, pois temos o vídeo que mostra o despejo, que possivelmente é irregular”, afirmou.
O IAT reforçou que a população pode denunciar casos de crime ambiental pelo WhatsApp (41) 9554-2609, disponível 24h por dia, e destacou que quanto mais rápido for o chamado, maiores são as chances de responsabilização.
Posicionamento da Prefeitura
O secretário municipal do Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, Claudio Marconi, informou que a responsabilidade de fiscalizar casos como esse é do IAT, mas que o município está acompanhando de perto a situação e cobrando soluções efetivas para o problema.
Nota da Sanepar
Em nota, a Sanepar informou que, no sábado (6), por volta das 9h, foi identificado um problema em uma das unidades de bombeamento de esgoto. O vazamento foi contido e a unidade voltou a funcionar por volta das 11h do mesmo dia, informou a Sanepar.
A Companhia também orientou que a população utilize os canais de atendimento sempre que identificar irregularidades para que as equipes sejam mobilizadas rapidamente.
Confira a nota da Sanepar na integra:
A Sanepar informa que, no sábado (6), por volta das 9h, identificou um problema em uma das unidades de bombeamento de esgoto. Imediatamente, iniciou o trabalho para conter o vazamento e colocar a unidade em operação novamente. O trabalho foi concluído por volta das 11h. A Companhia também orienta que sempre que a população identificar qualquer tipo de vazamentos nas tubulações deve entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento ao público. Assim, é possível mobilizar as equipes mais rapidamente para solucionar o problema.