Umuarama

Audiência Pública

Moradores aprovam criação de um Parque Industrial em Lovat

09/12/2023 09H13

Jornal Ilustrado - Moradores aprovam criação de um Parque Industrial em Lovat

Mais de 50 pessoas compareceram à Audiência Pública realizada pela Prefeitura de Umuarama na última quarta-feira (6), no Centro de Eventos do distrito de Lovat. Na pauta, a destinação de uma área de 12 alqueires, de propriedade do município, para que seja criado um Parque Industrial destinado a empresas de grande porte. A proposta foi apresentada para cumprir determinação do Estatuto da Cidade e, após discussões, foi aprovada por maioria absoluta.

A Audiência Pública foi conduzida pelo diretor de Planejamento Urbano, engenheiro civil Marcio Valdiney Silvestre Maia, que iniciou a reunião explicando que o objetivo da alteração do perímetro urbano do distrito é exatamente levar desenvolvimento àquela localidade. “É uma determinação da administração municipal levar desenvolvimento aos distritos. E é preciso diferenciar desenvolvimento de crescimento: desenvolvimento é um crescimento organizado”, detalhou, apresentando a Minuta do Projeto de Lei Complementar que inclui a Zona Industrial de Lovat e as imagens do mapa do local.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, agradeceu a presença de todos em nome do prefeito Celso Pozzobom, explicando que o intuito do Projeto de Lei é atrair grandes empresas para a geração de oportunidades e vagas de empregos. “Muitas pessoas que moram aqui [em Lovat] vão diariamente até Umuarama para poderem trabalhar. Com a abertura de novas empresas, muitos desses profissionais não vão mais precisar se deslocar até lá. Sem falar na questão do fortalecimento da economia local”, pontuou.

Tanto a vereadora Ana Novais quanto o vereador Fernando Galmassi, que foram até lá para participarem do encontro, apoiaram e elogiaram a ideia. “Quando ouvimos o que a população realmente quer, quando pedimos a opinião dos moradores sobre algum tema que vai influenciar diretamente a vida das famílias, isso é democracia. Em minha análise, a priori, essa alteração vai contribuir com a população”, comentou Ana Novais.

Morador do distrito, o engenheiro agrônomo e agricultor Murilo Teixeira apresentou algumas indagações, entre elas se a administração municipal tem projeto para oferecer capacitações aos trabalhadores, já que, segundo ele, ‘não adianta abrir indústrias se não houver mão de obra especializada’. A resposta foi dada por Junior Ceranto, que indicou que a Prefeitura já investe na qualificação da população por meio de cursos gratuitos oferecidos na Agência do Trabalhador em parceria com o Senac e o Sesc, entre outras instituições.