Ajuda
Derick Matheus de Souza dos Santos tem 9 anos. Apesar da pouca idade o menino tem enfrentado ‘dificuldades de gente grande’. Aos dois meses de idade ele foi diagnosticado com hipotermia não associada à baixa temperatura ambiental e laringomalácia. Desde então sua rotina tem sido de idas e vindas do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, onde realiza os tratamentos.
Derick mora com a mãe e os dois irmãos no conjunto Sonho Meu, em Umuarama, no noroeste do Paraná. De acordo com a mãe do menino, Auristela Alves de Sousa, de 42 anos, a família vive apenas com a renda do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é de um salário mínimo. “Não estou trabalhando porque tenho que cuidar dele. A gente vive apenas com esse valor que é referente a um benefício da assistência social pago ao meu filho”, disse a mulher.
Há seis meses, os médicos também passaram a suspeitar que o menino pudesse ter alguma doença autoimune e solicitaram o teste ANA (anticorpo antinuclear), também conhecido como fator antinuclear (FAN). O resultado foi positivo.
A mãe de Derick disse que como o exame FAN não determina exatamente qual é o tipo de doença autoimune da pessoa, o filho passará por uma reumatologista pediátrica, para identificar se existe alguma doença crônica e inflamatória.
O problema é que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o atendimento com o médico espacialista e a família precisa seguir a investigação médica pelo sistema particular. “Além disso, em Umuarama só tem especialista que atende crianças a partir dos 12 anos. Achamos um reumatologista particular em Maringá, mas não temos condições de custear”, disse aflita a mulher.
Auristela ainda relatou que o filho está aguardando uma cirurgia para correção da laringomalácia. “Ele chegou a fazer essa cirurgia em 2020, mas não teve sucesso. Agora está aguardando para passar por outra”, explica.
Diante das dificuldades enfrentadas pela família, um grupo de amigos está organizando um bingo solidário em prol do tratamento de Derick Matheus. O bingo será realizado no dia 6 de novembro na Associação Vida e Solidariedade, no parque Industrial. De acordo com a organização, às 12h será servido um almoço e às 14h será o bingo.
O primeiro prêmio será um leitão vivo, assim como o segundo e o terceiro prêmio. O quarto prêmio será um sofá reclinável. Durante o evento haverá um sorteio de brindes. O valor de cada cartela é R$ 10.