PERIGO
Uma cobra cascavel de mais de um metro de comprimento foi encontrada na porta de uma propriedade às margens da PR-489, na saída para Xambrê, em Umuarama. O caso foi registrado na noite desta segunda-feira (8).
De acordo com o morador, ele estava saindo para o trabalho, por volta das 21h30, quando ao abrir o portão da chácara se deparou com a cobra. O homem explicou que retornou para o interior do imóvel e acionou o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate.
A cobra resgatada vai ficar por enquanto em um período de ‘quarentena’ nas instalações do Corpo de Bombeiros. A previsão é que o réptil seja reintegrado à natureza nas próximas horas.
O que a picada de cascavel pode causar?
O veneno da cascavel é extremamente perigoso, segundo os biólogos e podem causar uma variedade de efeitos adversos no corpo humano, como:
O veneno da cascavel contém enzimas que podem causar danos aos tecidos locais ao redor da área da picada. Isso pode resultar em inchaço, dor intensa e, em casos mais graves, necrose dos tecidos.
O veneno pode levar a distúrbios hemorrágicos. Isso pode resultar em sangramento excessivo e problemas relacionados à coagulação.
Algumas cascavéis produzem venenos que afetam o sistema nervoso, causando sintomas como tontura, fraqueza, confusão e, até mesmo, a paralisia.
Em casos graves, a picada de cascavel pode levar à insuficiência renal aguda. Isso ocorre devido aos efeitos tóxicos do veneno nos rins.
Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas ao veneno de cascavel, aumentando a gravidade dos sintomas.
Embora raro, em casos extremos, a picada de cascavel pode desencadear uma reação alérgica grave conhecida como choque anafilático, que é uma emergência médica.
O veneno pode afetar vários sistemas do corpo, levando a complicações sistêmicas, incluindo problemas respiratórios, alterações na pressão arterial e falência de órgãos.