Política

Entrevista

Moacir Silva justifica desistência e anuncia apoio a Ratinho JR

24/08/2018 16H05

Moacir Silva acredita que Ratinho se preparou para ser governador, percorrendo todas as regiões do Paraná e verificando suas necessidades

Umuarama – Cotado para ser candidato a deputado estadual ou federal, o ex-prefeito de Umuarama, Moacir Silva, decidiu não ir para uma nova disputa nas eleições deste ano. Em entrevista exclusiva, concedida ontem ao Ilustrado, Moacir disse que abriu mão de ser candidato para não dividir mais ainda os votos de Umuarama e correr o risco de a cidade ficar sem representante. Ele também anunciou que, nesta campanha, vai apoiar o candidato a governador Ratinho Júnior e para deputado estadual apoiará o candidato do seu partido, Márcio Nunes, do PSD, que vai tentar a reeleição.

Moacir integrava os quadros do PDT, o mesmo do ex-senador Osmar Dias, que também era cotado para ser candidato a governador, mas acabou desistindo. Por isso, o ex-prefeito que já tinha mudado de partido, resolveu engrossar a campanha de Ratinho Júnior. Segundo ele, porque tem um bom relacionamento com o candidato há mais de dez anos e quando foi prefeito de Umuarama teve vários pleitos atendidos pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (SEDU), no período em que Ratinho comandava a Pasta. “E todos os dias ele chegava em torno das sete horas para trabalhar, o que mostrou dedicação e também teve eficiência no cargo”, comentou.

Além disso, Moacir Silva acredita que Ratinho se preparou para ser governador, percorrendo todas as regiões do Paraná e verificando suas necessidades. “Apesar de ser jovem, já tem experiência suficiente para fazer um bom trabalho com um jeito novo de administrar”. Moacir lembrou ainda que na primeira campanha eleitoral para deputado estadual, Ratinho obteve oito mil votos em Umuarama, o que faz ele ter um carinho especial pela cidade e região.

O bom relacionamento com as cooperativas e a escolha do candidato a vice, Darci Piava, são outros pontos elogiados por Moacir Silva. “Na gestão da Fecomércio, Darci Piana presenteou Umuarama com a sede própria do Senac e a reforma e melhorias no Sesc. E tem um ótimo relacionamento com o setor produtivo”, afirmou. E como Umuarama e região necessitam de mais indústrias e novos investimentos, esses detalhes podem fazer a diferença no futuro, segundo ele. “Umuarama tem pressa, não pode esperar, por isso é preciso encurtar o caminho”.

Gargalos

Moacir defende um trabalho intenso das lideranças políticas e empresariais de Umuarama e região para fortalecer a economia, além dos investimentos que já necessitam a saúde, segurança, agropecuária e outros setores. E a infraestrutura, assim como o aeroporto está sendo melhorado, precisa de investimentos, principalmente nas estradas rurais e rodovias. Ele defende o incentivo ao cooperativismo na região de Umuarama, assim como ocorre com força na região Oeste, por exemplo.

 

COM MÁRCIO NUNES

Ainda durante a entrevista de ontem, Moacir Silva justificou a escolha do candidato a deputado estadual para dar apoio. Segundo ele, primeiro foi por questões partidárias. “Éramos dois pré-candidatos do PSD, eu e o Márcio Nunes por Umuarama e Campo Mourão, mas como eu desisti ficou o Márcio apenas”, disse. Depois ele informou que baseou no passado e no presente. Lembrou de quando o candidato era presidente do Instituto das Águas e deu atenção especial para Umuarama. E nos últimos anos com a conquista de cerca de R$ 50 milhões em obras e serviços para o município de Umuarama. “E ele assumiu o compromisso de continuar dando atenção e ajudando a cidade em todas as suas dificuldades. Compromisso esse que Ratinho Júnior, de quem Márcio Nunes é amigo, também assumiu”, disse. “A gente tem um respeito por todos os candidatos, mas é preciso escolher um”.