Cotidiano

SEGURANÇA PÚBLICA

Ministério Público inaugura 10ª unidade do Gaeco, em Umuarama

06/05/2025 09H09

Jornal Ilustrado - Ministério Público inaugura 10ª unidade do Gaeco, em Umuarama

Umuarama ganhou na tarde desta segunda-feira a 10ª unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Paraná responsável pelas atividades de combate ao crime organizado, do controle externo da atividade policial e do enfrentamento a crimes que apresentam ramificações junto a instâncias de poderes públicos.

A nova unidade soma-se às demais regionais já em funcionamento nos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão e Paranaguá. “Estávamos com essa região descoberta. Agora fechamos todas as regiões do Estado”, salientou o secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Na solenidade de inauguração, realizada no Fórum de Umuarama, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, destacou a importância da criação do novo núcleo, bem como do fortalecimento da interlocução entre as forças policiais e o Ministério Público.

“O Ministério Público do Paraná, em conjunto com as forças policiais do nosso estado, está inaugurando aqui em Umuarama, a décima unidade do Gaeco. Com o foco no combate ao crime organizado e à corrupção, o Paraná avança em benefício, não só do próprio estado, mas também de todo o Brasil”, comemorou.

Jornal Ilustrado - Ministério Público inaugura 10ª unidade do Gaeco, em Umuarama

Região de fronteira

A escolha do município de Umuarama para sediar o novo núcleo regional do Gaeco foi estratégica e considerou o fato de ser uma região de fronteira, comumente utilizada como rota para a prática de crimes como tráfico de drogas, contrabando, corrupção de agentes públicos, entre outros. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado apontam um aumento de 50% no registro de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas na região nos últimos dois anos – foram 350 em 2023 e 525 em 2024.

O coordenador estadual do Gaeco, Cláudio Rubino Zuan Esteves também destacou a importância da instalação da nova unidade. “A decisão para a criação do núcleo de Umuarama foi estratégica e adotada em conjunto entre o Ministério Público, o governo do Estado e as forças de segurança. Identificamos que há na região uma espécie de criminalidade que merece a atenção do Gaeco e de que havia, geograficamente, um distanciamento da sede dos demais núcleos, por isso decidimos que o município era o que melhor atendia as necessidades da atuação institucional e os interesses da população” completou.

O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, destacou que o pedido de uma unidade do Gaeco é antigo e feito ainda quando ele era deputado estadual.

Coordenação

O novo coordenador do Gaeco de Umuarama, o promotor de Justiça Guilherme Franchi da Silva Santos, pontuou a importância da data. “Há muitos motivos para agradecermos esse momento, em que uma região tão importante do nosso estado passa a contar com uma nova unidade do Gaeco. Era um anseio da população e das autoridades policiais do Noroeste do estado, e reflete a preocupação institucional com a garantia do direito à segurança pública e de combate ao crime organizado”.

Franchi destacou que o mais recente núcleo regional do Gaeco terá como prioridades o combate às facções criminosas, ao crime organizado relacionado ao domínio das rotas de tráfico de drogas e contrabando, a corrupção de agentes públicos e a lavagem de ativos. A equipe será formada por onze integrantes, entre equipe jurídica, policiais militares e um policial penal. Em setembro, o grupo deverá ser ampliado com a designação de um delegado e agentes da polícia Civil.

Até esse momento, os crimes relacionados à atuação do Gaeco ocorridos em Umuarama e outros municípios da região Noroeste do estado eram tratados pelos núcleos do Gaeco de Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu. “Reconhecendo todos os esforços dessas regionais, sabemos também que as demandas dessas unidades em suas respectivas cidades-polo já são bastante expressivas, sendo necessária a estruturação desse novo núcleo”, destacou Franchi.

Jornal Ilustrado - Ministério Público inaugura 10ª unidade do Gaeco, em Umuarama

Abrangência

Instituído formalmente pela Resolução 2.183/2025, o núcleo de Umuarama abrangerá os 17 municípios que integram a comarca: Alto Piquiri, Altônia, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Guaíra, Icaraíma, Iporã, Loanda, Nova Londrina, Pérola, Santa Isabel do Ivaí, Terra Rica, Terra Roxa e Xambrê.

Autoridades

Estiveram presentes na cerimônia o chefe da Casa Militar, o coronel Marcos Antonio Tordoro, representando o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior; o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira; o comandante-geral da Polícia Militar, Jefferson Silva; o promotor de Justiça responsável pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Félix; o coordenador-estadual do Gaeco, o procurador de Justiça Cláudio Rubino Zuan Esteves; o promotor de Justiça Guilherme Franchi da Silva Santos, que coordenará a nova unidade, em Umuarama; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama, Gabriel dos Santos Menezes; a juíza de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Umuarama e diretora do Fórum da Comarca, Silvane Cardoso Pinto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção Umuarama, Lucas Leonardi Piori e o prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca.