UMUARAMA
Março é o mês de conscientização e prevenção da tuberculose e em Umuarama o Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial a fim de ampliar a discussão sobre a doença, para conhecimento da população. Estão previstas palestras para idosos, trabalhadores de uma grande empresa da cidade, dependentes químicos em tratamento e estudantes do curso de medicina.
A programação será aberta nesta quarta-feira, 6, às 14h, no salão de eventos o Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama) com um público aproximado de 40 idosos. A palestra sobre tuberculose será ministrada pelo médico clínico geral Celso Gomes, junto com a psicóloga Lucineia Ceolin e a estagiária de psicologia Lorena Ruiz.
Na próxima segunda-feira, 11, a doença será abordada pela enfermeira Iolanda Yoko Tominaga e pela estagiária de enfermagem Ani C. De Lima junto aos operários do abatedouro de frango da Levo Alimentos em dois horários: às 10h e também às 17h. No dia 14, o médico Celso Gomes falará a usuários de substâncias químicas e álcool no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps – AD) a partir das 8h30, ao lado da psicóloga Lucineia Ceolin e da estagiária Lorena Ruiz.
“Por fim teremos dois momentos com alunos do 2º ano de medicina da Universidade Paranaense (Unipar) nos dias 19 e 25 deste mês, na sala de telemedicina da instituição. O objetivo despertar a atenção da população em geral para a tuberculose, orientar sobre os cuidados preventivos e sobre a importância do diagnóstico precoce, que possibilita a cura em quase 100% dos casos”, explicou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.
Nas palestras, a equipe do ambulatório também informa a população sobre a gratuidade do tratamento, os meios de acesso e a importância do acompanhamento com a equipe da Saúde Municipal. “É importante tomar a medicação corretamente e evitar o contágio para os demais familiares. Apesar de todos os recursos disponíveis, ainda temos casos da doença em nossa cidade por falta de informação e de diagnóstico precoce”, completou o secretário municipal da Saúde, Edson Souza.