EM UMUARAMA
Merendeiras e servidores dos CMEIs (centros municipais de educação infantil) e escolas da rede municipal de ensino de Umuarama vão passar por capacitação especial, na próxima segunda-feira (19), na cozinha estúdio do curso de Gastronomia da Unipar (Universidade Paranaense), a partir das 8h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura e pela TV UP. Mais de 230 profissionais devem participar da atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.
A nutricionista Fabiana Tonon Laino, da Divisão de Alimentação Escolar, relata que já a partir do próximo semestre (que começa dia 25 de julho) os mais de 10.200 alunos das 42 instituições de ensino de Umuarama terão sua merenda renovada, incrementada e com novidades deliciosas. “Serão inseridos pratos com ingredientes mais que especiais, como grão-de-bico, ervilhas, lentilhas e canjiquinha, além de bobó de frango e bobó de tilápia”, detalha.
A capacitação terá duração de oito horas e será ministrada em parceria com professores do curso de Gastronomia e de Nutrição da Unipar, em parceria com a Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. “Trata-se de uma cooperação que teremos com os professores Ederson Gimenes e Gilberto Alves, que contarão com nosso apoio na realização e transmissão das receitas. A cozinha-estúdio da Unipar é completíssima, super estruturada para servir de estúdio e sala de aula, assegurando que os ‘alunos/servidores’ aprendam com professores especialistas”, pontua Fabiana.
Além de aprender novos pratos, os servidores também terão reforço em receitas para o novo cardápio da merenda escolar servida às crianças de 0 a 3 anos, atendidas pelos CMEIs e escolas com ensino infantil, definidas pela Resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que proibiu a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças.