Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Me bota na tua lista, Ministro!

04/08/2020 07H00

Só escrevo em nome das minhas convicções que quero partilhar com o ilustrado leitor. Sou anti-fascista, anti-nazista e contra o comunismo, tudo farinha de um mesmo saco ditatorial. Dito isso, vou ao que quero refletir:

Felipe Neto, jovem carioca e influenciador digital com 63 milhões de seguidores fez críticas a Bolsonaro pela pandemia. Não ofendeu, não ameaçou e nem destruiu a reputação de quem quer que seja. Aí, alguns excitados e fanáticos seguidores do presidente, com carro de som e bandeira hasteada, foram à frente de seu condomínio e o ameaçaram. Coisa de gente que joga fogos no prédio do STF e participa de atos anti-democráticos. Lá, vociferaram “O Brasil vai ser livre em nome de Jesus…” Um horror que Cristo, Aquele que pregou tolerância, respeito e amor, não deve ter gostado. Ele detestava ditaduras. Que o diga Herodes que queria matá-Lo, ainda menino.

Conrado Hübner Mendes, cientista e doutor em Direito, escreveu, na “Folha de S. Paulo” de 29.07.20, um artigo que todos deveriam ler. O título é: “A Constituição é anti-fascista, Mendonça não.” O autor refere-se ao ministro da Justiça, André Mendonça que seria o “terrível evangélico” de Bolsonaro.

Pois é. Esse senhor já pediu abertura de inquérito contra o jornalista Hélio Schwartsmann por mera opinião. Agora teria uma lista sigilosa de policiais e intelectuais que monitora porque têm perfil anti-fascista. Julga-os perigosos. Para essa excrescência, usa o Sistema Brasileiro de Inteligência, órgão público e de Estado. Ministro, ser contra fascismo é ser perigoso? Não te agrada? Incomoda o governo de Bolsonaro que queres adular? O esqueleto de Cícero deve estar se contorcendo no túmulo e tentando bradar “In qua urbe sumus, in qua civitate habitamus?” Já que Cícero não pode gritar, grito eu: Onde estamos? Que cidade habitamos? Lê a Constituição que é democrática, anti-fascista! Lê, senhor Ministro da Justiça! Às favas com teus princípios! Também sou anti-fascista! Tens lista? Então, me bota na tua lista, Ministro!

Eliseu Auth é Promotor de Justiça inativo, atualmente Advogado).