Cotidiano

OPERAÇÃO CRONOS VII

Matador de fotógrafo no São Cristóvão aponta cunhado da vítima como mandante

18/05/2023 17H45

Jornal Ilustrado - Matador de fotógrafo no São Cristóvão aponta cunhado da vítima como mandante
Fotógrafo Mauro Yamanoe

Um homem de 55 anos, suspeito de executar a tiros o fotógrafo Mauro Yamanoe no conjunto São Cristóvão, em Umuarama, foi preso na manhã desta segunda-feira (18) por policiais do Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil (PC).

O suspeito foi preso em sua residência na rua Waldemar de Aguiar Pessanha, no centro de Nova Olímpia, a 40 km de Umuarama. No local, os policiais apreenderam uma arma de fogo calibre 38 com quatro munições intactas e três deflagradas, além das roupas e o veículo, um Ford Escort, que teriam sidos utilizados pelo suspeito na data do crime.

Jornal Ilustrado - Matador de fotógrafo no São Cristóvão aponta cunhado da vítima como mandante

Segundo a Polícia Civil, o suspeito confessou o assassinato e disse ter sido contratado por Agnaldo Stevanatto, cunhado da vítima, para cometer o crime. Agnaldo também foi morto a tiros dias depois em Maria Helena.

As informações foram repassadas pelo delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama, Gabriel Menezes, e pelo delegado operacional Leonardo Rodrigues Martinez, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira.

Segundo Menezes, os policiais foram até a casa do suspeito para cumprir um mandado de busca e apreensão expedido no bojo das investigações que apuram a morte de Mauro Yamanoe.

Durante as buscas, os policiais encontraram um revólver, munições intactas e deflagradas, além das roupas usadas pelo suspeito no dia do crime. O veículo usado na fuga também foi apreendido.

Jornal Ilustrado - Matador de fotógrafo no São Cristóvão aponta cunhado da vítima como mandante

De acordo com Menezes, durante interrogatório o suspeito confessou o crime e disse ter sido contratado por Agnaldo Stevanatto. Segundo o suspeito, o motivo do crime seria um desentendimento patrimonial entre Agnaldo e Mauro. A vítima era casada com a irmã de Agnaldo.

Ainda em interrogatório, o suspeito confirmou que a arma e as roupas apreendidas em sua residência são aquelas utilizadas no dia do crime.

A Polícia Civil suspeita que ao menos mais uma pessoa tenha participado da execução desse crime. Por isso, as investigações seguem em andamento para identificação de outros envolvidos.

O suspeito foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Além disso, o delegado operacional representará por sua prisão preventiva pela prática do homicídio. Ele não possui antecedentes criminais.

MANDANTE MORTO

Segundo a Polícia Civil, o suspeito de ser mandante do crime, Agnaldo Stevanatto, também foi vítima de homicídio, no dia 08/02/2023, no centro de Maria Helena, ou seja, dias depois da morte de Mauro.

Jornal Ilustrado - Matador de fotógrafo no São Cristóvão aponta cunhado da vítima como mandante
Agnaldo foi morto no interior de uma lotérica no centro de Maria Helena

Os suspeitos de serem autores da morte de Agnaldo também foram identificados pela Polícia Civil. Trata-se de um adolescente de 17 anos apreendido pela Polícia Civil em Iporã, no dia 16 de março, no âmbito da Operação Todos Por Um.

O outro suspeito é um homem, identificado como R.A.S (34 anos), com passagens pelos crimes de tráfico de drogas, violência doméstica e resistência. Contra ele existe um mandado de prisão temporária e segue foragido. A motivação da morte de Agnaldo ainda não foi esclarecida.