Umuarama

Saúde

Máscaras são produzidas em ação entre Conselho Municipal de Saúde, empresas e penitenciária

15/05/2020 09H02

entrega-mascaras

Unidades de saúde do município receberam, na tarde de ontem, o primeiro lote de máscaras confeccionadas por apenados da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco). A produção surgiu por meio da campanha “Cuidando de quem cuida”, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, empresas e Secretaria Municipal de Saúde.

A meta é produzir 21 mil unidades e atender profissionais dos postos de saúde e hospitais de Umuarama, reforçando as ações de prevenção à Covid-19 e o atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

A entrega aconteceu ao ar livre, no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert e segundo a conselheiras Bernardete Delmônaco e Sueli Sucupira ressaltaram, as máscaras fabricadas pelos presidiários são de uso exclusivo dos profissionais de saúde do município.

mascaras

Nesta primeira etapa, foram distribuídas cerca de 2 mil unidades para as equipes do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Praça Anchieta e do Conjunto Guarani e também ao Serviço de Vigilância Sanitária.

As máscaras são confeccionadas em SMS 40, um tipo de tecido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso por profissionais de saúde, aumentando a segurança no convívio com as doenças – em especial o coronavírus.

A conselheira de saúde Bernardete Delmônaco informou que a campanha “Cuidando de quem cuida” conta com as parcerias da loja O Feirão, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), da Secretaria Municipal de Saúde, de doadores anônimos e dos demais conselheiros.

“É importante ressaltar a parceria com a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste, através do seu diretor-geral Sandro Bariquelo, que acompanhou todo o processo de corte, costura e embalagem das máscaras, efetuado pelos detentos”, agradeceu Sueli Sucupira.

Nas próximas etapas, outras unidades de saúde serão atendidas, bem como os hospitais da cidade.

Estiveram presente na entrega, a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, do secretário de Administração, Vicente Gasparini, do diretor-geral da Peco, Sandro Bariquelo, do coordenador regional do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) de Maringá, Luciano Brito, da diretora da Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, do presidente do conselho de saúde, Francisco Arnaldo Fernandes (França) e das conselheiras Bernardete Delmônaco e Sueli Sucupira, Edilson Gabriel e entre outras lideranças.