Política

UMUARAMA

Marcelinho Adriano aposta no fomento da indústria e comércio para alavancar Umuarama

10/09/2024 09H10

Jornal Ilustrado - Marcelinho Adriano aposta no fomento da indústria e comércio para alavancar Umuarama

O Jornal Umuarama Ilustrado, dentro de seu compromisso com o bem informar ao seu leitor, inicia hoje (10) e vai até o próximo sábado (14) uma série de entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Umuarama. A cada dia, um dos cinco concorrentes ao cargo de gestor da nossa cidade terá a oportunidade de apresentar suas propostas para o desenvolvimento da Capital da Amizade.

Abrindo esse ciclo, o entrevistado de hoje é o candidato da Federação Cidadania/PSDB Marcelinho Adriano e seu vice, Adriano Chiapetti.

Marcelo Adriano Lopes da Silva, tem 45 anos é empresário e acumulou experiência no setor público, onde por quase dois anos foi secretário da Indústria e Comércio do seu atual rival, Hermes Pimentel. Já sua primeira tentativa nas urnas foi em 2022, quando pleiteou uma cadeira no Congresso Nacional, infelizmente, sem sucesso.

ECONOMIA

Marcelinho diz que uma das suas principais apostas para alavancar a economia local é fomentar a indústria e o comércio, seja atraindo novos investimentos, seja fortalecendo e solidificando os já existentes, tanto na área urbana como a rural, como o agronegócio.

Seu principal trunfo nesta área diz ser a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que em Umuarama falta apenas a homologação do Governo Federal para começar a operar. Outra proposta é incentivar a transformação da matéria-prima. “Hoje o leite e a carne de Umuarama vai para Cruzeiro do Oeste para ser transformado. Com isso, perdemos ICMS que está indo para aquele município e não ficando no nosso. O recurso circula lá e não aqui”, exemplificou.

Incentivar incubadoras e formação de cooperativas também é uma das propostas defendidas por Marcelinho, além de buscar transformar a cidade em um polo de turismo com a realização de congressos e eventos com o Centro de Eventos.

GESTÃO PÚBLICA

Neste quesito, a proposta de Marcelinho Adriano é para valorizar o servidor público, com a implantação de um plano de saúde exclusivo para os trabalhadores e o investimento em cursos de aprimoramento da qualificação.

Outro apontamento é a gestão pública em si, com quadro de secretariado atendendo a três requisitos: técnico, eficiência e honestidade.

AGRONEGÓCIOS

Marcelinho Adriano acredita que o produtor rural tem que ser acima de tudo um empreendedor e transformar sua agricultura, sua pecuária em um negócio. Para isso, propõe programas para melhoria genética de animais, através da inseminação artificial, apoio a agricultura familiar com programas que possibilitem a construção de estufas para garantir produções de culturas perenes e não apenas sazonais.

MEIO AMBIENTE

Entre as propostas de Marcelo Adriano está abrir uma rua no meio do Bosque do Índio, ligando as avenidas Parigot de Souza e Liberdade, como uma forma de urbanizar e permitir o uso pela comunidade.

ESPORTE

Já o Bosque Uirapuru pretende melhorar a iluminação e incluir a área em um complexo poliesportivo, juntamente com o Estádio Lúcio Pipino. “Queremos desenvolver o esporte na cidade e não apenas o futebol. No estádio, queremos melhorar e cobrir as arquibancadas e construir quadras nos bairros”, ressaltou. As quadras têm como foco o futebol suíço amador e também pensando em um time profissional de campo.

EDUCAÇÃO

A principal proposta de Marcelinho Adriano para a educação é zerar a falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com a contratação de 100 novos professores e a ampliação do horário de atendimento, das 7 horas até as 17 horas. Atualmente o atendimento para crianças de 0 a 3 anos vai até as 17 horas.

Para o atendimento de pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista, a proposta é criar um Centro Regional com capacidade de atender até 500 pacientes mês de Umuarama e de região. A ideia é ter uma gestão de consórcio, a exemplo do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), do qual Umuarama não faz parte. “Tem que ter uma construção adequada e no tamanho necessário para atender a demanda. O que está para ser inaugurado tem capacidade para atender até 50 pacientes, quando temos uma demanda de mais de 200 pessoas já diagnosticadas com o transtorno”, afirmou.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A construção de um condomínio residencial voltado para a população idosa também é uma das propostas de Marcelinho Adriano. A ideia é ter um local fechado, com ao menos 40 imóveis, destinados a moradia de pessoas ou casais idosos e que morem de aluguel. A proposta é promover a qualidade de vida, em um ambiente saudável e com acesso a todos os benefícios para os moradores.

HABITAÇÃO

Para a habitação, Marcelinha Adriano propõe a construção de mil casas populares e também a regularização de áreas fundiárias e já ocupadas. Neste leque também entraria a regulamentação como lotes urbanos das pequenas chácaras de lazer, com menos de 20 mil metros quadrados. “É uma forma de pagarem o IPTU e regularizar a situação”, afirmou.

A exceção é o que está dentro da área da APA do Rio Piava. “Isso temos que preservar”, reafirmou.

MOBILIDADE URBANA

Neste tema Umuarama vive hoje dois problemas crônicos: transporte público de qualidade e falta de estacionamento rotativo. “Vamos voltar com a Zona Azul. Não é possível uma cidade do porte da nossa não ter a regulamentação”, afirmou Marcelinho. Ele salientou que moradores de toda a região fomentam o comércio de Umuarama, e a falta de estacionamento é um fator que prejudica essa venda e esse consumo aqui.

Com relação ao transporte urbano, disse que precisa avaliar se compensa a tarifa zero do ônibus circular ou dobrar a frota e voltar com a interligação e também a possibilidade de regularizar o transporte por vans. “Temos que ver isso com cuidado”, afirmou o candidato.

SEGURANÇA PÚBLICA

Neste quesito a proposta é garantir que todas as entradas e saídas da cidade tenham monitoramento por câmeras que permitam a identificação automática de veículos furtados ou roubados, por exemplo.

Também propõe a contratação de ao menos 50 novos guardas municipais e o reforço do programa do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Atualmente há dois policiais militares que atuam nas escolas dentro desse programa. A ideia é aumentar esse efetivo.