Umuarama

Multinacional

Indústria umuaramense conquista liberação para atuar no sistema de maquila no Paraguai

20/01/2019 19H17

maquila-umuarama-paraguai

Atuando no ramo de treliças em Umuarama, agora a Makrometal é uma indústria multinacional operando dentro da Lei da Maquila do Paraguai. Está é a primeira empresa umuaramense a conquistar o direito de produzir no “País Vizinho” e exportar para o mundo. O projeto do Paraguai, consiste na indústria brasileira idealizar uma filial (maquila) em território paraguaio para manufaturar seus produtos, com imposto correspondente a 1% sobre o valor agregado.

Edgardo Veloso (foto), o responsável pela ponte entre empresa e o governo Paraguaio, conta que o projeto Maquila é um regime de incentivo fiscal concedido pelo Governo Paraguaio para estimular o crescimento do País. “De raiz mexicana, a Maquila consiste na redução de impostos a um total de 1% do faturamento. O objetivo é desenvolver o potencial das indústrias paraguaias e estrangeiras”, ressaltou.maquila-umuarama-edgardo

O processo durou cerca de oito meses, ressaltou o entrevistado, e no último dia 9 de janeiro o Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai concedeu a empresa umuaramense, por meio da Resolução Biministerial, a habilitação para indústria a operar no regime da Lei Maquila. “A maquila não é um regime para roubar indústrias e tirar fontes de trabalho dos países de origem. Na verdade, é um regime para o crescimento, globalização e sobrevivência das indústrias em seus países de origem, que contam com alta carga tributária”, explicou Veloso.

A competitividade ocorreria, pois a Lei paraguaia prevê isenção de impostos para importar maquinários e matéria-prima vindo da União Europeia e demais partes do mundo. A mercadoria manufaturada dentro do Paraguai também teria incidência de imposto de apenas 1% sobre o valor agregado no país vizinho, além de menor custo em questões de mão de obra e energia elétrica.

“Desta forma a indústria maquiladora ganharia no custo de produção e aquisição de material, uma vez, que a matéria prima importada chega no Paraguai com 0% de tributação. Tem indústrias brasileiras dentro do Paraguai com mais de 50% de redução no custo de produção”, disse entrevistado.

Com o processo finalizado agora a empresa umuaramense inicia os levantamentos para exportar seu produto para o mundo. “O produto sai do Paraguai com encargo de 1%, mas existe os tributos de cada País ou dos acordos intergovernamentais. Umuarama tem sua empresa multinacional agora” noticiou Edgardo Veloso.

Exportação

O entrevistado ainda ressaltou, que o Paraguai é o único País do Mercosul incluído no Sistema Geral de Preferências (SGP), da Confederação das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), com direito a preferência tarifárias sobre produtos exportados para os Estados Unidos e União Europeia. “Tais preferências seriam reduções, que variam entre 50% a 100% sobre as tarifas normalmente aplicas para outros Países”, argumentou Edgardo Veloso.

Industrias Irmã

O sistema de Maquila ainda prevê que a indústria brasileira pode fechar parcerias com as paraguaias e desta forma atuarem no mesmo espaço físico. “O empresário não precisa montar uma indústria no Paraguai, ele pode fechar parceria com empresas para elas produzirem ou ainda encubar dentro de tal indústria paraguaia. São muitos os caminhos”, esclareceu o umuaramense.