Região

DIAGNÓSTICO

Mapeamento de uso e ocupação do solo na região será apresentado nesta sexta-feira

20/09/2018 11H33

Será realizado nesta sexta-feira em Umuarama um evento de grande importância para o meio rural. Trata-se da apresentação do mapeamento municipal de uso e ocupação do solo, através de sensoriamento remoto como ferramenta para o desenvolvimento regional. A partir daí, as secretarias municipais de agricultura terão um mapa detalhada de tudo o que se produz no município.

O evento promovido pelo Fórum de Secretários Municipais da Agricultura, em parceria com a Amerios, Secretaria Estadual da Agricultura e Emater. Será a partir das 9 horas no auditório da Sociedade Rural no parque de exposições. O secretário estadual de Agricultura, George Hiraiwa, confirmou presença no evento.

O encontro terá palestras sobre: A missão da Seab no desenvolvimento de políticas públicas para o setor rural; papel da Amerios como articulador de desenvolvimento regional a ser proferida pelo prefeito de Pérola e presidente da Associação, Darlan Scalco; a importância do fórum para o desenvolvimento do território rural com Henderson Heim que é presidente do Fórum; depois Benno Doetzer do ITCG vai falar sobre a importância do mapeamento do uso e ocupação do solo; o Deral/Seab apresentará os resultados do mapeamento e o secretário George Hiraiwa encerrará o evento falando sobre as perspectivas para o Desenvolvimento do Território de Entre Rios.

Na oportunidade será apresentada uma revista com os resultados do levantamento já realizado na região de Umuarama, pioneira neste serviço. Entre os dados, aparecem, por exemplo, os números de que 50% da área regional é ocupada por pastagens, 21% tem plantações de cana, 20% lavouras temporárias como soja, milho e outras, 7 % tem plantios de mandioca, 3% café, frutas, sericicultura e outras.

Os técnicos dizem que os prefeitos e secretários de agricultura que souberem utilizar o mapeamento poderão dar ganhos significativos aos seus municípios.